A Baía de Todos os Santos é um pedacinho do paraíso que abrange 56 ilhas no estado da Bahia. Uma delas vem ganhando destaque e se tornando a queridinha dos soteropolitanos, ainda mais para aqueles que buscam por praias maravilhosas e sossego. Estamos falando da maravilhosa ilha dos Frades.
Com águas morninhas e calmas, a Ilha dos Frades possui 8 km de extensão sendo cercada pela Mata Atlântica. Isso garante paisagens exuberantes e praias excelentes, como a de Loreto e Paramaná. A arquitetura histórica da região também é um espetáculo à parte, com igrejas e um forte que foi a prisão do general Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha no século XIX. Pertence à cidade de Salvador. Ela fica praticamente no centro da Baía de Todos os Santos, ocupa um território parecido com o formato de uma estrela de 15 pontas. Cada uma dessas extremidades conta com uma praia, águas transparentes e morninhas, são encantadoras.
Além disso, é possível conhecer inúmeros monumentos históricos. Um deles corresponde à Igreja de Nossa Senhora de Loreto. Já fui lá três vezes, com Carlinhos (Dono da lancha), levávamos cerveja e lanches, e música claro, aqueles abomináveis aparelhos de som com seus alto-falantes. O motor roncando e a proa levantada. A lancha, aproximando-se da ilha como se fosse bater nos rochedos, depois parava bruscamente. Na última vez, apareceu um cachorro, seguido por outros dois, um preto e um cinzento, chegaram correndo na beira da praia, entre as pedras. Latiam alto em nossa direção. Estávamos com duas latas de cerveja passando de mão em mão. Os cachorros continuavam a latir. Música! Liguem a todo o volume, para ver o que eles fazem! Assim era nosso passeio na ilha dos Frades.