Por volta das 7h30 desta sexta-feira, dia 21, teve início o ciclo de palestras que compôs o 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF) através da Secretaria de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Faculdade do Sul da Bahia (FASB).
A psicóloga dr.ª Janine Dagnoni Neiva foi uma das palestrantes, tratando do tema “O que é felicidade?”. Segundo ela, a abordagem do Setembro Amarelo feita neste ano tem sido um pouco diferente, com foco no que o indivíduo quer e como ele interpreta isso. “A gente vive muito uma cultura da felicidade, em que o sujeito precisa estar feliz a todo e qualquer custo. E a gente entra numa onda de que as emoções negativas são algo a ser evitado”, disse.
O secretário da pasta, Max Almeida, acompanhou o Encontro. Ele considera de extrema importância que sejam realizadas tais reflexões, tendo em vista o envolvimento de vários setores da saúde e do social na questão discutida. “Fazemos questão de incentivar e apoiar eventos como esse”, enfatizou.
Vivian Silva, coordenadora de Saúde Mental do município, destacou que foram reunidas diversas secretarias na campanha do Setembro Amarelo. “Em parceria com faculdades e escolas da cidade, nós reunimos toda comunidade para tratar de algo que era como tido como um tabu”, disse.
Outras palestras que ocorreram:
Suicídio: como abordar e prevenir, com o dr. Eglife Brauher.
Influências dos transtornos psiquiátricos no suicídio, com a psicóloga Valesca Melo.
Valorização da vida, com a mestre em Saúde Coletiva, a enfermeira Francielli Garcia.