Na segunda-feira, 05, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
Os dados do Brasil melhoraram pouco, muito pouco, e mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. Para os alunos da rede pública da 4ª série o maior índice foi para o Estado de Minas Gerais (5,8) e o menor índice ficou para o Estado da Bahia (3,2).
Para alunos da rede pública da 8ª série o maior indicou foi para o Estado de São Paulo (4,3) e o Estado da Bahia ficou com o segundo pior índice (2,8), ficando com o índice de 2,7 com os Estados de Alagoas e Sergipe.
Na avaliação dos alunos concluintes do Ensino Médio, o melhor índice ficou com o Paraná (3,9) e o pior índice com o Piauí (2,7), ficando o Estado da Bahia com o índice de (3,1).
As escolas Municipais de Porto Seguro ficaram com um índice de 3,4 para o ensino fundamental (4ª série) e 3,0 para os alunos da 8ª série.
No município, das escolas que enviaram os dados, a de mais baixo desempenho foi a Escola Chapeuzinho Vermelho (4ª série), com índice de 2,1, enquanto que a escola de Porto Seguro com melhor desempenho para o mesmo nível foi a Escola Prefeito Manoel Carneiro, com o índice de 4,4.
Um índice “bom” para a cidade, mas ainda bem abaixo dos 5,8 do Estado de Minas Gerais.
No nível da 8ª série, o melhor índice ficou com a Escola Dr. Antônio Ricaldi, com 4,3. O pior índice ficou com a Escola Albertina Fiorotti Moreira, com a marca de 1,8.
Índices do Ideb http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/
Fonte: Sinnédria dos S. Dias / Advogada