Ibicarai: Prefeito fala sobre desenvolvimento regional

Ibicarai: Prefeito fala sobre desenvolvimento regionalA Prefeitura de Ibicarai realizou no dia 24 de maio o Laboratório e Gestão. Para Lenildo Santana, prefeito de município e presidente da Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano), a capacitação tem imensa importância, pois serve para difundir no Brasil as ideias que deram certo nos governos do PT. Para o prefeito, além das questões eminentemente financeiras, há que se prover ações que repercutem no cotidiano do cidadão e que mudem alguns paradigmas de governo. O seminário Laboratório e Gestão começou na manhã do dia 24 e foi até a tarde do dia 25.

Segundo mandato como prefeito

“Esse momento é de sedimentar um trabalho desenvolvido. Tivemos uma boa avaliação do primeiro governo, quando conseguimos praticar ações que modificaram vários aspectos da cidade. Nesse segundo mandato queremos concretizar ações que ficaram inacabadas no primeiro, marcando esse momento como um novo e melhor tempo para Ibicaraí”.

Amurc

“Desde fevereiro, quando começamos nossos trabalhos na Amurc, diversas frentes e discussões foram abertas, como metas para esse novo milênio. O mais importante é que concretizamos nesses 3 meses a criação do Consórcio de Desenvolvimento do Território do Litoral Sul. Nós nos reunimos dia 15 em Assembleia de Criação desse Consórcio, estamos providenciando a documentação e vamos também conduzir as ações do consórcio junto com a UPB, viabilizando para as prefeituras da região ações que possam permitir o atendimento da legislação sobre uso do solo e do abate animal, dois problemas de difícil solução para as prefeituras, além de outras ações”.

“Acho que o interior do estado, principalmente as regiões mais distantes da capital, devem fazer parte não só da UPB, mas de outras esferas de governo. Por exemplo, a realidade vivida por João Bosco, prefeito de Teixeira de Freitas, e outros prefeitos do interior, é muito diferente da capital, às vezes distorcida em sua realidade e a participação dos prefeitos dessas cidades permite que tenhamos um encaminhamento mais real de suas demandas. João tem se mostrado um prefeito compromissado com as questões municipalistas, e entendo que a participação dele na diretoria da UPB é a de um parceiro importante para o desenvolvimento da Bahia e da região do Extremo Sul do Estado”.

Universidade do Sul da Bahia

“A Universidade Federal será um instrumento de agregar valor, que beneficiará o cidadão, além de melhorar a gestão pública e a privada, tornando-se essencial para o desenvolvimento regional. Destaque-se o formato completamente diferente dessa universidade: eu não tenho dúvida que ela será um elemento estruturante e de desenvolvimento dessa região onde a Universidade Federal vai atuar. Para que se tenha uma ideia, são 3 campi centrais e mais de vinte unidades implantadas em cidades de mais de 20 mil habitantes. Outra coisa positiva serão os colégios universitários e Ibicaraí terá um deles, o que será importante para a cidade e para as que estão próximas de nós”.

A força da economia familiar

“A criação das 3 cooperativas tem como finalidade agregar os agricultores da agricultura familiar e permitir a esses produtores a transformação de seus produtos, ampliando a capacidade de venda e oferta de produtos. É uma experiência que vem se mostrando viável, através da fábrica de chocolate de Ibicaraí e do laticínio em Coaraci. A experiência tem permitido um aporte de renda às famílias que participam dos projetos bem significativo”.

“Tivemos a criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e vemos que vários distritos e cidades do entorno já adquirem produtos para a merenda dessa cooperativa. Está sendo muito satisfatório, é uma ação conjunta com o governo do estado e as prefeituras de Ibicaraí e Coaraci, órgãos como o Sebrae, Ceplac, Ebda, quer dizer, um projeto com base coletiva e que tem apresentado ótimos resultados”, afirma Lenildo.

“A fábrica de chocolate foi a primeira ação implantada e que já apresenta resultados. Ela foi instalada no município de Ibicaraí, pensada para 300 agricultores familiares. Processamos um chocolate de excelente qualidade, com um percentual de 70% de cacau. Estamos trabalhando a viabilização de comercialização no mercado, permitindo que os produtores já possam faturar nesse segmento”, alegra-se.

Associativismo

“Estamos trabalhando em ação de associativismo em uma indústria de processamento de frutas e derivados de raízes na região de Jacarandá, viabilizando a construção de um galpão para termos um produto de melhor qualidade e valor agregado maior”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui