IBAMETRO fiscaliza produtos típicos do São João

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está realizando a Operação São João. São fiscalizados produtos típicos da época, como canjica, milho, licor, além de fogos de artifício. Os fiscais visitam, até o dia 22/06, supermercados e barracas de fogos da capital e interior do Estado.

O objetivo da Operação é garantir que o consumidor não seja lesado com relação à pesagem dos alimentos, bem como em relação às informações que devem constar na etiqueta dos produtos.

A coordenadora da Operação, Cintia Lé, explica que a fiscalização vai verificar o aspecto formal, relativo à descrição da composição do produto, e o aspecto quantitativo, para avaliar se a quantidade indicada na embalagem corresponde a quantidade real. Os critérios se aplicam tanto aos produtos alimentícios quanto aos fogos.

“Se for identificada alguma irregularidade, a empresa responsável pelo produto será autuada e terá 10 dias para recorrer. A Operação São João acontece em toda a Bahia”, alerta aos comerciantes. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro no 0800-071-1888.

O Ibametro realiza também, até o dia 22/06, a Operação Copa do Mundo. O alvo dessa fiscalização são produtos com a temática da Copa. Os fiscais do Instituto verificam as embalagens, medidas e quantitativo dos produtos. A Operação está sendo realizada na capital e interior do Estado, em lojas de ruas e shoppings. Entre os produtos a serem verificados, estão: cornetas, roupas, bandeiras, máscaras, chapéus.

 

Fonte: Ascom do Ibametro

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui