I Festival Cultural do Descobrimento – Abril/2010

I Festival Cultural do Descobrimento - Abril/2010
Centro de Convenções de Porto Seguro, onde foi realizado o evento
Durante as comemorações da Semana do Descobrimento realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro no ano de 2010, O Instituto Internacional Amazônia Viva em apoio ao evento, realizou o I Festival Cultural do Descobrimento nas dependências do Centro de Convenções e de Eventos da Costa do Descobrimento. Criado para oferecer mais atrações culturais e sociais nesse período das festividades do mês de abril. Na programação do I Festival, foram desenvolvidas atividades culturais como: dança, música, teatro, ciclo de palestras sobre redes sociais, palestra sobre saúde mental, inclusão social, exposição de artesanatos produzidos pelos próprios cidadãos de Porto Seguro. Com uma programação diversificada e para todos os públicos, tivemos uma excelente participação de turistas a qual ficou em torno de 10 mil pessoas durante os dias 22 e 23 de abril, haja vista que a Semana do Descobrimento coincide com diversos eventos e competições locais na cidade de Porto Seguro, envolvendo os nativos bem como o já consagrado Congresso anual de Resgate da Nação. Foi montada uma feira para comercialização de produtos regionais, além da gastronomia baiana. Algumas Instituições participaram como a HEMOBA do município de Eunapólis coletando bolsas de sangue no local.

Para o Presidente da Amazônia Viva, o especialista em Projetos Sociais Dr. Sérgio Dias, “Esse evento superou todas as nossas expectativas além de incentivar o turismo regional e um bom motivo para as outras regiões conhecerem esse grande patrimônio histórico que é a cidade de Porto Seguro para o Brasil e certamente já estamos planejando a segunda edição em 2011” declarou. Portanto, ficou comprovado o sucesso do I Festival Cultural do Descobrimento em nossa belíssima cidade.

Histórico Institucional

Atendendo ao cumprimento de seu Estatuto, em seu Capitulo I, Art. 6° “… a organização poderá estabelecer-se em todo território Nacional…”, a associação vem ampliando seu trabalho abrindo filiais em outros estados do Brasil, estabelecendo-se como filial em Porto Seguro/BA e Curitiba – PR.

Em Porto Seguro, o Instituto Amazônia Viva, com escritório situado na Rua Spector, s/n Estádio Municipal de Porto Sala, Sala 04 – Centro CEP 45.810-000, CNPJ. 03.576.812/0002-59; vem desenvolvendo atividades desde o ano de 2007, através de ciclos de palestras sobre Responsabilidade Social; Exposições e geração de trabalho e renda, através da fomentação de recursos para o desenvolvimento do turismo local.

A partir de 2009, deu inicio ao processo de Comodato junto a S.O.S. Brasil, para realização de suas atividades no Centro de Referência ao Adolescente e a Família – CERAF, localizado na Rua do Campo s/n, Comunidade Agrovila, BR-367, KM 33. Em 2010, de posse do Contrato de Comodato, o Instituto Amazônia Viva disponibiliza e o CERAF, para realização de atividades voltadas para a comunidade Agrovila e adjacências; para tanto busca parcerias que potencializem a realização das atividades, alçando assim famílias, crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes e idosos.

As atividades a serem desenvolvidas estão direcionadas a família, para geração de trabalho e renda, assim como para crianças e adolescentes. Dentre as ações destacamos. A criação de uma creche; curso de inclusão digital; cursos profissionalizantes de: lavanderia, padaria e confeitaria, recepcionista, trabalhos manuais, Horta Comunitária, atividades esportivas e culturais, reforço escolar; campanhas sociais, grupos de apoio (criança e adolescente, adultos, gestantes e idosos), orientação jurídica, atendimento psicológico, complemento alimentar, entre outros.

Para realização das atividades é necessário firmar parcerias e convênio para estrutura e recursos humanos. Em relação a estrutura dispomos de excelente espaço com salas para reforço escolar, sala de inclusão digital, recepção , sala para atendimento social, psicológico e orientação jurídica, cozinha industrial, lavanderia profissional, poço artesiano, refeitório, campo de futebol, estacionamento, espaço para horta comunitária, entre outros.

Fonte: Amazônia Viva / Porto Seguro

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui