O projeto Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) promoverá, entre os dias 17 a 19 de novembro, a I Conferência Nacional Cristãos na Ciência, sob o título Dois Livros, Um Autor – Deus, suas Escrituras e sua Criação. Os eixos temáticos serão: o Livro das Escrituras, com ênfase na interpretação bíblica de Gênesis 1 a 3; o Livro da Natureza, com ênfase na discussão sobre teologia natural e filosofia da ciência e religião; e Modelos de atuação no diálogo entre ambos os livros.
O evento vai contar com a presença de grandes nomes do discurso mundial sobre ciência e fé cristã. O objetivo principal da conferência é aprofundar a reflexão acerca do diálogo entre fé e ciência, desmistificando o conflito que alguns acreditam existir entre as duas áreas.
A Conferência será realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Serão três dias intensos de evento com palestras e debates. Teremos condições especiais para integrantes dos grupos de estudos do projeto. Para participar basta ter interesse no tema e acompanhar o conteúdo disponível no portal da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência para se familiarizar com os termos e conceitos básicos.
PROJETO DA ABC²
O Projeto da ABC² é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) com o apoio da Templeton World Charity Foundation (TWCF). Seu objetivo é promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil, por meio da constituição da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.
A Missão da futura ABC² será, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. Nesta qualidade, ela promoverá o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre esses dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, mas buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã. Seu interesse é, simultaneamente, o testemunho cristão e a teologia pública, por um lado, e o ensino e a divulgação científica de forma contextualizada ao universo da fé, por outro.
A ABC² não pretende controlar ou interferir nos procedimentos, processos ou instituições internas aos dois campos, nem se arvorar legisladora sobre a natureza da ciência ou da fé, mas tão somente auxiliar os cristãos que pertencem aos dois campos a melhor integrar suas vocações científica e espiritual. Portanto, não será seu papel arbitrar sobre pontos controversos na interação entre fé cristã e ciência, mas sim oferecer-se como fórum aberto para debates de alto nível, de forma que eventuais discordâncias entre seus associados possam resultar em diálogo produtivo e aprofundamento dos temas em questão.
INTERNACIONAIS
ALISTER McGRATH (participação por meio de uma palestra gravada especialmente para o evento): Professor de Ciência e Religião na Universidade de Oxford, diretor do Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, Pesquisador Sênior Associado no Harris Manchester College da Universidade de Oxford, presidente do Oxford Centre for Christian Apologetics, Professor de Divindade do Gresham College, clérigo associado em um grupo de paróquias da Igreja da Inglaterra. Possui pós-doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia pela universidade de Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Ex-ateu, o Dr. McGrath é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
JOHN H. WALTON: É professor de Antigo Testamento no Wheaton College. Sua pesquisa recente tem se concentrado em estudos comparativos entre o Antigo Testamento e escritos do antigo Oriente Próximo. Em estudos bíblicos seu interesse particular é o livro de Gênesis. Atualmente, é editor-geral de uma série de cinco volumes, The Zondervan Bible Illustrated Backgrounds Commentary, e Editor Geral de 20 vol. da Baker Commentary Series. Recebeu o prêmio Christianity Today – “Award of Merit” de Estudos Bíblicos (2016).
TED DAVIS: É professor de História da Ciência no Messiah College (onde ministra cursos sobre aspectos históricos e contemporâneos do cristianismo e da ciência). Dirige o Fórum Central na Pensilvânia de Religião e Ciência. Publicou dezenas de artigos sobre a história do cristianismo e da ciência. Seu projeto atual, apoiado pela National Science Foundation e John Templeton Foundation, examina as atividades religiosas e crenças dos cientistas americanos proeminentes do período entre as duas guerras mundiais.
ANDREW BRIGGS: É professor de nanomateriais na Universidade de Oxford. Coordenou vários projetos interdisciplinares, com grande patrocínio industrial de empresas como a BNFL, Toppan, Hitachi, e Hewlett-Packard. Tem mais de 540 publicações, a maioria em revistas indexadas internacionalmente, com mais de 7.000 citações. É professor do Colégio de St Anne, membro emérito da Wolfson College, membro honorário da Royal Microscopical Society e membro do Instituto de Física. Ele tem uma licenciatura em Teologia pela Universidade de Cambridge. Ele atua no Conselho de Administração da Ian Ramsey Centre. Ele é um membro do Conselho Internacional de Consultores da Fundação John Templeton, e é responsável por propostas da Templeton World Charity Foundation.
NACIONAIS
DAVI GOMES: Graduado e Mestre em Teologia Sistemática e Hermenêutica pelo Theological Seminary of the Reformed Episcopal Church/Philadelphia Theological Seminary – 1990, graduado em Planejamento, Gestão Pública e Comunitária pela University of Massachusetts – 1994 e Doutor (Ph.D.) em Estudos Históricos, Teológicos e Apologética pelo Westminster Theological Seminary em 2000. Ele é atualmente o presidente da Comissão de Relações Inter-eclesiásticas da Igreja Presbiteriana do Brasil (CRIE-IPB). É pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana, em formação e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
TARCÍZIO CARVALHO: Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1990) e Mestre em Teologia Exegética com concentração em A. T., pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (Th.M, 1998). Graduado em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Mestre em Metodologia da Pesquisa com ênfase no A. T. pela Vrije Universitiet Amsterdam, e atualmente doutorando no Antigo Testamento pela Protestantse Theologische Universiteit Kampen. Coordena a Especialização em Teologia Pastoral e o Centro de Línguas Andrew Jumper (CLAJ). Revisor teológico-filosófico do Sistema Mackenzie de Ensino.
MAURO MEISTER: Fez mestrado em Teologia Exegética do A. T. no Covenant Theological Seminary, nos EUA, e doutorado (Ph.D) em Línguas Semíticas, com especialização em hebraico, na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul. É presidente do Conselho de Educação Cristã e Publicações da Igreja Presbiteriana do Brasil e membro do Conselho Editorial da Cultura Cristã. É Diretor Executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI). É autor do livro “Lei e Graça” e de artigos na revista Fides Reformata.
FILIPE FONTES – Mestre em Teologia com concentração em Filosofia, e em Educação, Arte e História da Cultura. Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de disciplinas da área de Cultura Geral (Filosofia e Sociologia) no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (JMC); Consultor Teológico-Filosófico do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e editor de resenhas da Revista Fides Reformata.
LUIZ SAYÃO – Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP. Diretor e professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (Faculdade Batista do Rio de Janeiro) desde 2013. Sayão tem atuado em três ministérios: pastorado, literatura e ensino teológico.
PROJETO ABC²
ROBERTO COVOLAN – É físico e professor da Unicamp. Atuou na interface entre física e medicina (questões relacionadas à dinâmica cerebral). Implantou o curso de bacharelado em Física Médica na Unicamp. É coordenador do Grupo de Neurofísica no Instituto de Física da Unicamp e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN. É diretor geral do projeto ABC².
GUILHERME DE CARVALHO – É teólogo (Mackenzie) evangélico e pastor, diretor de L’Abri Fellowship Brasil e membro da equipe pastoral da Igreja Esperança. Suas especialidades são a teologia filosófica e a filosofia da religião, especificamente em suas aplicações para a teologia espiritual e a apologética cultural. É diretor de conteúdo do projeto da ABC².
Informações e inscrições: www.cristaosnaciencia.org.br/conferencia