Humildes

“Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5.5)

A humildade é uma virtude muito especial. É valorizada tanto no ambiente religioso quanto no secular. Mas não é tão natural em nós quanto seria de se esperar por sermos frágeis e limitados. Isso deveria nos fazer mais humildes, mas somos cegos para nossa pequenez. Por isso se diz: “Quer conhecer a verdade sobre uma pessoa? Dê a ela poder!” Neste mundo há algumas fontes de poder, entre elas o dinheiro e as posições sociais em função de trabalho. Pensamos que somos poderosos por causa delas, mas sempre seremos como qualquer pessoa. E seria ótimo se não perdêssemos isso de vista. Olhamos uns para os outros, mas não nos vemos no outro. Em lugar de perceber a semelhança, nos fixamos nas diferenças. E então nos orgulhamos. Gostamos de sentir que somos melhores ou podemos mais. O dinheiro costuma nos convencer de que somos superiores por possuí-lo. Embora seja mentira, facilmente acreditamos.

Tudo isso é um sério problema porque Jesus disse que o futuro é dos humildes. Não são os prepotentes que herdarão a terra, mas os humildes. Nenhuma outra experiência nos ajuda mais a aprender a humildade que um relacionamento de fé pessoal com Deus. Diante de Deus somos ajudados a perceber que somos apenas seres humanos. Diante de Sua grandeza e de Seu amor nossas chances melhoram. Quando praticamos a devoção cristã ensinada por Jesus experimentamos proximidade diária com Deus. Diante dele não receberemos incentivo à presunção ou orgulho diante do nosso próximo. Os humildes relevam sua humildade por sua paciência e bondade. Os humildes sabem ouvir e respeitam. Os humildes discordam sem precisar entrar em conflito. Os humildes se interessam e dispõem-se a servir. São os humildes cooperam pois em seu mundo cabem mais pessoas e interesses além de si mesmo e dos seus.

O Brasil precisa de mais pessoas humildes. Temos sofrido com governantes e servidores públicos que em nada são servos do povo. Não há lugar em que humildes não façam falta. As igrejas se ressentem da falta de humildes. Quantos conflitos eclesiásticos e disputas de poder na igreja! O “corpo de Cristo” negando o Espírito de Cristo. O Cristo que lavou os pés de Seus discípulos e ensinou que o maior em seu Reino é quem primeiro deve servir! Os humildes herdarão a terra porque lhes será entregue pelo próprio Deus. Eles não lutarão por ela, não manipularão para obtê-la, não se comprometerão em acordos para herdarem-na. Todo cristão tem um chamado para ser humilde. A humildade requer um aprendizado que se estenderá por toda a nossa vida e, na medida que crescermos em humildade, mais honra daremos ao nosso Senhor e mais seremos bênçãos uns na vida dos outros. Que a humildade prevaleça entre nós.

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui