Hospital Regional Costa do Cacau realiza procedimento inédito pelo SUS no sul da Bahia

Hospital Regional Costa do Cacau realiza procedimento inédito pelo SUS no sul da Bahia
Foto: Ascom

Duas pacientes do sexo feminino, de 30 e 59 anos, com cálculos em canal biliar, foram submetidas, nesta segunda-feira (4), no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE.

O procedimento de alta complexidade é inédito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, onde a unidade é referência para 70 municípios.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que a CPRE é um procedimento indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas.

As pacientes passam bem e, em breve, estarão com suas famílias, em casa, o que é uma mudança radical no acesso a saúde, pois este e outros procedimentos, a exemplo da hemodinâmica, neurocirurgia e cirurgia cardíaca, eram restritos à capital. Como a saúde é uma das principais bandeiras do governador Rui Costa, trabalhamos em ritmo acelerado para que os baianos tenham serviços de qualidade e resolutividade nos hospitais públicos de toda a Bahia”, afirmou Vilas-Boas.

Procedimento

A CPRE é realizada com o emprego de um endoscópio específico que permite a introdução de um cateter pelo orifício de abertura desses canais no intestino.

Através deste cateter, injeta-se contraste nas vias biliares, permitindo a avaliação radiológica da anatomia local.

Durante o exame, as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista.

Dependendo do diagnóstico e da situação clínica, poderão ser realizados procedimentos adicionais visando o tratamento, como a retirada de cálculos com balão extrator ou cesta, bem como dilatação de estreitamentos (estenoses) com balões ou sondas dilatadoras e drenagem biliar ou pancreática com emprego de próteses.

O Hospital Regional Costa do Cacau atualmente possui 184 leitos para internamento, sendo 30 leitos exclusivos para UTI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui