Hospital Regional Costa do Cacau mantém liderança na doação de córneas no Sul da Bahia

Hospital Regional Costa do Cacau mantém liderança na doação de córneas no Sul da Bahia
Hospital Regional Costa do Cacau mantém liderança na doação de córneas no Sul da Bahia. Foto: Ascom

Por mais um ano, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, registrou o maior número de doações de córneas no Sul da Bahia, com 29 realizadas em 2023. Esse índice foi apresentado conforme dados do Registro Bahiano de Transplante (RBATX) divulgado pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET), entidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Naama Ramos e Silva, enfermeira integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos de Tecidos (CIHDOTT) do HRCC, comemora o resultado alcançado. “Em 2022, nós tivemos 20 doações de córneas e este ano conseguimos ampliar o nosso número, com mais nove. Isso só foi possível, mais uma vez, por causa do empenho de todas as equipes que realizam um trabalho adequado e humanizado, no acolhimento às famílias dos doadores”, destacou.

A enfermeira ainda ressalta as oportunidades que profissionais do hospital têm na participação de capacitações e treinamentos. “O encaminhamento de enfermeiros do HRCC para curso de formação de captador de tecido ocular humano, anualmente, é fundamental para que a gente mantenha nossos resultados, com possibilidades de ampliar os nossos números nas captações de córneas, a cada ano”, disse.

“Temos todo esse trabalho técnico, mesmo na retirada do órgão e no encaminhamento para a central estadual de transplantes, mas a nossa atuação principal começa na abordagem e acolhimento aos familiares para que tudo aconteça da melhor forma possível, sensibilizando e conscientizando sobre a fundamental importância da doação de órgãos.

Com a compreensão que temos a responsabilidade, em nossas mãos, e o quanto cada família que espera na fila de transplantes, deposita em nós a esperança em continuar com seus entes queridos. Desta forma, alcançamos a sexta posição de doadores de córneas na Bahia e vamos buscar avançar mais nos próximos anos”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui