Hospital Municipal de Teixeira de Freitas faz captação de múltiplos órgãos para doação

Hospital Municipal de Teixeira de Freitas faz captação de múltiplos órgãos para doação. Fotos Ascom
A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Extremo Sul, sediada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, realizou, na manhã deste sábado(6), a captação de múltiplos órgãos de um doador que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMTF.
Foram captados fígado, coração, córneas e rins.
“O fígado foi enviado para Salvador, o coração para o banco de válvulas no Paraná, as córneas para o banco de olhos da Bahia e os rins ainda não teve o local informado”, disse a enfermeira Paula Marques.
Após a realização de vários exames preconizados pelo Ministério da Saúde, foi aberto o protocolo de morte encefálica do paciente. E, a partir da autorização da família, foi realizada a captação dos órgãos.
A Opo é composta por uma equipe de multiprofissionais , sendo um médico e quatro enfermeiras. E tem por finalidade identificar em sua área de abrangência – de Porto Seguro a Teixeira de Freitas – potenciais doadores, e rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Este ano já foram captados 16 órgãos e tecidos em Teixeira de Freitas.
Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, apenas a manifestação do desejo aos familiares, que são os responsáveis por autorizar o procedimento.
O HMTF mantém 24 horas uma equipe preparada para fazer a captação de órgãos.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui