Durante o mês de maio, são comemoradas duas datas importantes para o setor da saúde: Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico de Enfermagem (20 de maio). Diante das datas comemorativas, o Hospital Frei Ricardo promoveu um café da manhã e uma capacitação para os 28 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade de saúde.
A coordenadora de enfermagem, Isis Silva, explicou como foi ministrada a capacitação sobre zero morte materna por hemorragia. “Eu, a diretora do hospital e o diretor clínico fizemos um curso ministrado pelo Estado, em Eunápolis, ano passado, então decidimos apresentar esse curso para os enfermeiros e técnicos de enfermagem durante todo o dia e entregar certificados com carga horária de oito horas”.
Devido ao trabalho de excelência que desempenham na unidade, os profissionais foram reconhecidos pela direção do Hospital Frei Ricardo. “A gente cobra muito a questão da humanização para com os pacientes, com a população, e isso é imprescindível para um atendimento adequado. Então a gente cobra tanto desses profissionais, que não poderíamos deixar essas datas passarem em branco, pois reconhecemos que eles são profissionais de excelência”, avaliou Liliane Cerqueira Sossai.
Os enfermeiros parabenizaram a coordenação por sempre buscar aperfeiçoamento para os profissionais que atuam no hospital. “O trabalho de enfermagem no hospital é continuado, sistematizado, onde as coordenadoras sempre estão trazendo algo novo, a equipe está sempre passando por reciclagem, então é muito importante estar identificando as deficiências e saber onde tem que melhorar, e nos sentimos muito seguros em trabalhar, pois somos bem preparados”, salientou a enfermeira, Anatureza Guimarães.
Já os técnicos de enfermagem consideraram a capacitação de grande importância para o trabalho que desenvolvem na unidade. “Vamos poder oferecer uma qualidade melhor ao paciente, então quando a equipe vai bem, a gente pode oferecer um serviço melhor para a comunidade, e a gente está sendo bem acolhido principalmente pelos pacientes”, frisou a técnica de enfermagem, Maria Aparecida Neves.
A secretária de Saúde, Wádla Casiano, ressaltou a importância de valorizar os profissionais. “A gestão vem desenvolvendo trabalho pautado na humanização, tendo acolhimento com os profissionais, para que eles possam refletir na assistência e o usuário ser contemplado. Sem dúvidas, a capacitação é de grande importância porque sempre agrega novos conhecimentos que possam colocados em pratica”.