O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) completou neste sábado (13) dois meses de atividades. Durante este período, os serviços ofertados foram aprovados por 90% dos pacientes, conforme indicam dados levantados em pesquisa de satisfação promovida pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do HECB.
A pesquisa reflete a satisfação de pacientes como Marines Rocha, do município de Nova Viçosa. “Tenho apenas a agradecer pelo atendimento. Todos me atenderam muito bem, sem falhas ou dúvidas quanto ao tratamento realizado. Estou conseguindo tudo o que desejo para melhorar”, compartilhou.
Em 60 dias, o HECB atingiu a marca de 8.687 atendimentos médicos e multiprofissionais, 631 cirurgias e 34.069 exames e procedimentos realizados. Nestes dois meses de funcionamento, a unidade recebeu 1490 pacientes através da Central Estadual de Regulação (CER), atingindo mais de 90,00% de taxa de ocupação geral.
Com parque tecnológico altamente moderno, o HECB realiza diagnósticos e tratamentos de Alta Complexidade em diversas especialidades. Por meio do Serviço de Neurocirurgia, o HECB realiza procedimentos como resseção de tumor cerebral, correção de fraturas de crânio e coluna.
No Serviço de Hemodinâmica, a unidade realiza diagnóstico e tratamento nas áreas de cardiologia, neurologia e cirurgia vascular, incluindo cateterismos cardíacos, arteriografias e angioplastias.
Na área Cardiovascular, se destaca também o Serviço de Cirurgia Cardíaca, com realização de procedimento de implantes de marcapasso e de cirurgias cardíacas de alta complexidade.
Entre os serviços oferecidos em seu perfil assistencial, estão ainda procedimentos como artroplastias de joelho e quadril e cirurgias videolaparoscopias. Na área da Oncologia, por sua vez, o hospital realiza tratamentos quimioterápicos e cirurgias oncológicas complexas.
Pacientes de Teixeira de Freitas representam 40% dos atendimentos realizados até então. “A unidade segue progredindo dentro do planejamento inicial realizado, com o aumento progressivo da produtividade aliados à segurança e qualidade da assistência; nosso objetivo é consolidar o hospital como uma referência nacional na assistência, ensino e pesquisa”, afirmou o diretor geral do HECB, Marco Antônio Andrade.
Para ser atendido no Hospital Estadual Costa das Baleias, é necessário encaminhamento via Central Estadual de Regulação (SUREM e Lista Única) ou SAMU.