Hospital de Campanha de Teixeira para Covid-19 é desativado e HMTF terá ala específica

Hospital de Campanha de Teixeira para Covid-19 é desativado e HMTF terá ala específica
Hospital de Campanha de Teixeira para Covid-19 é desativado e HMTF terá ala específica. Foto: Reprodução

Após um ano e quatro meses de operação, o Hospital de Campanha destinado a pacientes com Covid-19 instalado em Teixeira de Freitas foi desativado, e a estrutura deve começar a ser desmontada a partir de segunda-feira (1°). A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que uma ala para atender estes pacientes já está em construção dentro do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

O Hospital de Campanha funcionava entre uma parceria do Governo do Estado, Empresas Suzano e Veracel Celulose com participação da Prefeitura, com 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nos últimos meses, após uma vistoria, foi verificada a necessidade de manutenção na estrutura, situação repassada para os responsáveis. Entendeu-se, no entanto, que neste momento não seria interessante fazer este investimento e optou-se pela desativação.

Em contrapartida, o município iniciou a preparação de uma ala dentro do HMTF para atender pacientes de COVID-19, como explica a secretária de Saúde Cristiane Silva: “Neste momento, os pacientes com Covid-19 que precisarem ser internados serão regulados pelo Surem. No HMTF, muito em breve,teremos uma ala exclusiva para Covid-19 com 5 leitos de UTI e 5 para enfermaria, que neste momento da pandemia deve atender às necessidades do nosso município”.

Dra. Maria Clara Ferraz, diretora clínica do HMTF, médica que atuou no Hospital de Campanha desde o início da pandemia, aponta que neste momento não há pacientes internados com Covid na unidade: “O último paciente da UTI Hospital da Campanha foi retirado no dia 23 de outubro, ele ficou em isolamento no HMTF e estava sendo atendido na unidade. Devido ao seu estado mais grave, não achamos prudente fazer a transferência e infelizmente ele veio a óbito nesta sexta-feira. Já o paciente que estava na enfermaria foi regulado para sua cidade de origem”.

Com o encerramento do Hospital de Campanha, a secretária de Saúde ressalta que “apesar da queda significativa nos números de casos da Covid-19, a pandemia não acabou e medidas preventivas para bloquear a circulação do vírus precisam ser mantidas. Vale ressaltar que pacientes com quadros graves da doença internados no hospital de campanha estavam com o esquema vacinal incompleto ou até mesmo sem nenhuma dose da vacina. Estamos oferecendo semanalmente a primeira, segunda e terceira doses do imunizante e solicitamos à população que compareça às unidades de saúde para vacinar-se. O avanço da vacinação é essencial na prevenção das formas graves e fatais da doença”.

“Aproveitamos ainda para agradecer todo empenho e dedicação dos profissionais que atuaram no Hospital de Campanha e aos que seguirão agora na ala Covid do hospital”, ressaltam dra. Maria Clara e Cristiane.

O Prefeito de Teixeira de Freitas dr. Marcelo Belitardo reforçou seu compromisso em garantir à população do município o melhor atendimento possível: “Estamos trabalhando para que os pacientes sejam atendidos aqui da melhor forma possível, enfrentamos dificuldades, mas seguiremos buscando melhorias para nossa população. A ala do HMTF ficará disponível para atender os pacientes que virem a precisar de internação por conta da Covid-19 e acreditamos que em breve conseguiremos deixar no passado este momento tão doloroso de nossa história”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui