Hong Kong começa a testar semáforos no chão para viciados no celular

Hong Kong começa a testar semáforos no chão para viciados no celular
Hong Kong começa a testar semáforos no chão para viciados no celular. Foto Olhar Digital

Todo mundo sabe que o celular pode tirar a gente da realidade, ficar tão focado na tela do aparelho pode fazer você nem se dar conta do que está acontecendo ao seu redor, principalmente, se você estiver na rua.

Pensando na segurança dessas pessoas, Hong Kong está instalando semáforos no chão para os pedestres. O intuito é que quem está olhando para o celular também veja a luz vermelha no chão, lembrando de parar antes de atravessar a rua, evitando possíveis atropelamentos.

A preocupação com pedestres no celular também está presente em outros países. Em Seul, na Coreia do Sul, por exemplo, já foram instaladas luzes LED vermelhas e verdes nas bordas dos cruzamentos. As cidades Colônia e Augsburg, na Alemanha, também já adotou a iniciativa.

Em 2019, 57 cidadãos de Hong Kong morreram atropelados nas ruas da cidade. Em 2021, foram 55 mortes, sendo que seis delas foram por falta de obediência aos sinais de trânsito. Neste ano, já foram registradas sete mortes, sendo que quatro desses desobedeceram a sinalização.

Apesar de inovadora, a ideia do governo de Hong Kong não agradou ativistas pelos direitos dos pedestres. Justin Yim, fundador do Street Reset, grupo em apoio aos direitos dos pedestres, afirmou que o governo deve promover campanhas de redução de velocidade dos carros, principalmente onde o trânsito se mistura com pedestres e ciclistas.

Por ora, as luzes no semáforo de Hong Kong estão presentes em apenas quatro pontos centrais por seis meses a fim de verificar a viabilidade do projeto. Se o número de mortes diminuírem nesses pontos, o projeto poderá ser instalado em outros lugares da cidade.

Fonte: Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui