HOMENS INACABADOS

“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” (1 Coríntios 13.11)

Pessoas não são prédios. Pessoas são pessoas. Isto é o obvio, mas o obvio nem sempre é claramente visto. Pessoas são bem mais complexas que prédios, mas lançar mão de um adjetivo que é facilmente compreendido quando aplicado a um prédio – todos compreendem facilmente o que é um prédio inacabado – constitui-se uma excelente provocação para considerarmos as nossas questões relativas a maturidade e saúde, como seres humanos. E, particularmente, como homens, visto que estamos em meio ao Novembro Azul e refletindo sobre A Alma Masculina.

Homens inacabados são mais problemáticos que prédios inacabados. Prédios inacabados são mais facilmente identificados. Homens não. Sabemos relativamente bem o que podemos esperar de um prédio inacabado, mas é difícil lidar com homens inacabados. Homens inacabados são homens cuja identidade foi negligenciada, levando ao desenvolvimento de aspectos objetivos, como habilidades, competências profissionais, dinamismo, etc., mas cujos aspectos subjetivos ficaram sem desenvolvimento. Eles não têm clareza de quem realmente são. Podem ser dominados por sentimentos ambíguos e relacionam-se pobremente com outras pessoas. Quando não sabemos quem realmente somos, julgaremos equivocadamente os outros.

Homens inacabados sofrem e isso é bom, é um grito da alma por cura e crescimento. Mas podem acostumar-se com sua dor. Podem negar-se a escutar suas vozes interiores e sufoca-las para que não os incomodem mais. Podem sentir vergonha de si mesmos e buscar sua identidade masculina em poder, dinheiro ou prazer – uma forma muito eficaz de se destruir! Admitir a própria infantilidade seria o caminho para o crescimento, mas por negarem-se a isso, permanecem imaturos, inacabados. Continuam a falar, pensar e raciocinar como meninos. Deus quer nos levar a sermos homens. Sempre haverá algo a amadurecer em nós – esse é o processo natural da vida. Mas há uma grande diferença entre estar amadurecendo, ainda que lentamente, e ser um homem inacabado!

 

 

 

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui