Plenário rejeita destaques supressivos. Votação continua na terça, 11
A união dos parlamentares da oposição impediu, na noite dessa quarta-feira, 05/05, que dois destaques em análise no Plenário da Câmara dos Deputados mudassem os princípios do projeto Ficha Limpa. O deputado Fábio Souto (DEM/BA) destacou que o Democratas está empenhado para que o texto e o teor da proposta não sejam alterados. Ele avaliou, porém, que é preciso manter esse mesmo comprometimento e esforço até o fim da votação da matéria. A Casa deve apreciar, na próxima semana, os nove destaques restantes que ainda podem modificar pontos essenciais da proposição.
Um dos destaques rejeitados pretendia regularizar a elegibilidade de candidatos condenados por decisão judicial de colegiado por crimes contra o patrimônio público e de lavagem de dinheiro e tráfico de entorpecentes, por exemplo. O mecanismo foi derrubado por 377 votos contra apenas 2 e duas abstenções. “Ele mataria o Ficha Limpa. Ia acabar com o principal objetivo do projeto”, analisou Souto.
Outro destaque derrubado visava a permitir a elegibilidade do candidato, tanto em eleições em curso como outras no prazo de oito anos, mesmo se esse for condenado por abuso de poder econômico ou político. “Mantivemos a impossibilidade de candidatura das pessoas que cometem esses crimes. Queremos a essência do Ficha Limpa e vamos lutar para aprovar um projeto que estimule e obrigue a honestidade, a boa conduta, a ética e o compromisso com o povo brasileiro”, finalizou o deputado.
Os nove destaques restantes devem começar a ser votados na sessão ordinária da próxima terça-feira, 11/05.
Fonte: Rafael Walendorff / Ascom do deputado Fábio Souto
Está marcado para o dia 12 de maio a audiência pública que irá debater o Projeto de Lei (PL) 2.285/2007, de autoria do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) que institui o Estatuto das Famílias. O Estatuto visa promover uma revisão legislativa ao reunir todos os direitos referentes às novas configurações familiares brasileiras. Em 274 artigos, o projeto trata de questões como o valor jurídico da socioafetividade, adoção e guarda compartilhada, relações homoafetivas, entre outros assuntos.
A audiência foi aprovada em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, por solicitação do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS). Estão convidados para o debate Maria Berenice Dias, ex-desembargadora do TJ-RS e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); Paulo Luiz Netto Lôbo, advogado e ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); e o pastor Silas Malafaia, vice-presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil (CGADB).
No ano passado, o Estatuto sofreu alterações no texto original, a partir do substitutivo do deputado José Linhares (PP-CE) aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Nessa versão, foram suprimidos todos os artigos que, de alguma forma, reconheciam direitos iguais às famílias homoafetivas.
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Acompanhado do pré-candidato do partido ao Senado, José Ronaldo, Paulo Souto também prestigiou a posse da nova executiva do Democratas no município do Recôncavo
O presidente estadual do Democratas, Paulo Souto, participou da inauguração da nova sede do diretório do partido em Saubara. No município, o DEM também ganhou nova direção partidária com a instalação da comissão provisória presidida pelo ex-vereador José Ribeiro.
Antes do ato solene da inauguração, acompanhado do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, do ex-prefeito de Conceição do Coité, Tom Araújo e do atual vice de Feira, Paulo Aquino, Souto assistiu à cerimônia religiosa em homenagem ao Dia da Santa Cruz, três de maio.
A tradição começou nos anos 1960 depois que foi retirado o cruzeiro que existia no largo do bairro do Lavrador para a construção de uma estrada. A comunidade, então, se mobilizou e construiu a igreja da Santa Cruz ao lado da pista.
Desde então na data de três de maio, logo depois de realizada à missa, começam as festividades no bairro, que ontem contou também com a inauguração da nova sede do Democratas. A Filarmônica São Domingos animou a caminhada que Paulo Souto, acompanhado de populares, fez no deslocamento para um encontro com lideranças.
Na reunião com os líderes locais, foi apresentada uma velha reivindicação da comunidade de Saubara. “É uma antiga luta nossa a transferência do posto da Polícia Rodoviária, que atualmente fica próximo de Cachoeira, para o entrocamento Saubara/Santo Amaro. Essa medida daria mais segurança à entrada e saída de nosso município”, lembrou Pedro Ribeiro.
Paulo Souto, por sua vez, considerou justa a reinvidicação. “Num local de praias belíssimas que atrai visitantes de vários lugares, oferecer mais segurança é fortalecer o turismo, uma atividade que gera emprego e renda para a comunidade”.
Com as informações sobre cada manifestação cultural do estado, Governo terá subsídios para construção de futuras políticas públicas. Grupos e mestres que se cadastrarem poderão ser selecionados para participar da programação dos Encontros com as Culturas Identitárias, evento que acontece em agosto, na capital baiana
A Secretaria de Cultura do Estado, através do Núcleo de Culturas Identitárias, em função da forte demanda, prorroga até o dia 30 de maio, o cadastramento dos grupos e mestres de cultura popular de todos os municípios baianos. Para efetuar o cadastro, os grupos devem encaminhar uma via do formulário disponível no site www.cultura.ba.gov.br, devidamente preenchido, para o Núcleo de Culturas Identitárias da Secult/BA, na Av. Tancredo Neves, 776, edf. Desenbahia, CEP: 41823-900. O cadastramento deve estar acompanhado de foto, vídeo ou gravações de áudio sobre as atividades dos grupos culturais.
Para agilizar o envio das informações necessárias ao cadastramento, os grupos e mestres do interior e da capital do Estado podem, desta vez, encaminhar o formulário preenchido através deste link. No entanto, as informações enviadas on-line não substituem o envio de material via correios. O material audiovisual complementar – fotos, cds, DVDs – vai permitir conhecer em detalhes o trabalho desenvolvido pelo mestre ou grupo.
Esta iniciativa se alinha às 32 propostas prioritárias aprovadas em março durante a II Conferência Nacional de Cultura e a Bahia avança no processo de planejamento de políticas públicas para as Culturas Populares. “Esse planejamento deve ser feito através do diálogo entre a sociedade e o Estado. É o momento de conhecer melhor o universo das Culturas Populares. Dessa forma, trabalhamos alinhados com o Sistema Nacional de Políticas Culturais, e teremos informações que balizem a implementação de políticas públicas na Bahia”, explica Hirton Fernandes, diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da Secult/BA.
Com o cadastramento, o governo poderá mapear os grupos e mestres das culturas populares, a partir de informações sobre os tipos de manifestações culturais existentes. Os grupos já cadastrados, além dos que se cadastrarem nesse segundo período, poderão ser selecionados para participar da programação dos Encontros com as Culturas Identitárias, que acontecem em agosto próximo, numa primeira ação relacionada a esse cadastramento. “Prorrogamos o cadastramento a pedidos e em conseqüência da grande demanda apresentada no primeiro período. Também considerando as dificuldades de acesso dos grupos e mestres das culturas populares em nosso estado a meios como a internet, já que muitos desses agentes culturais vivem em distritos e zonas rurais, afastados dos municípios e grandes cidades. Com isso, os grupos ganham tempo. Aqueles grupos que realizarem o cadastro, podem ser selecionados para fazerem parte da programação dos Encontros com as Culturas Identitárias, que vamos realizar em agosto, no Centro Antigo e em espaços culturais de Salvador’”, explia Hirton Fernandes.
Fonte: Raquel Galvão / Representante Territorial de Cultura – Extremo Sul / Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Superintendência de Cultura
No próximo sábado, 8, das 7h às 12h, a Prefeitura de Nova Viçosa, através das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Serviços Públicos e voluntários, fará um mutirão de mobilização e combate à dengue.
Para melhor agilidade do serviço, solicitamos aos moradores que façam uma limpeza no seu quintal retirando materiais inservíveis (garrafas, pneus, materiais que acumulam água e estejam expostos à chuva).
O objetivo é estimular as pessoas a fazerem um “faxinão” e conscientizá-las do perigo de acumular objetos que podem se tornar recipientes de água limpa e parada. Todo o material será recolhido no próprio sábado.
Fonte: Wagnéia Nogueira e Silva / Ascom da Prefeitura de Nova Viçosa
Uma reunião entre contadores e o Prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, na seda da Associação dos Contadores, tratou de diversos assuntos de interesse da classe. Durante o encontro, foi discutida a ampliação do prazo de implantação da nota fiscal eletrônica com o uso paralelo do bloco de notas, até o dia 30 de junho. Sendo assim, os contadores poderão usar o talão de notas até o final, para só então iniciar o uso da nota fiscal eletrônica.
Os contadores reivindicaram a criação de um decreto que estabeleça a obrigatoriedade da assinatura de um profissional devidamente habilitado no CRC/BA nas inscrições de empresas ou na alteração de cadastros. A Prefeitura não deverá aceitar profissional contabilista em situação irregular com seu órgão competente, bem como escritórios que não estejam com seu alvará de funcionamento em dia. “Os profissionais da categoria precisam ser respeitados, por isso, a fiscalização e a rigidez na regularização para o exercício da profissão são fundamentais”, disse o Prefeito Abade.
Outro ponto apresentado na reunião foi a solicitação de desenvolvimento de um software para inscrição ou alteração on-line, que permita que os contabilistas encaminhem as informações via internet, para posterior validação através de servidor da Prefeitura com a documentação presencial. O prefeito levantou a possibilidade de agregar este procedimento ao ISS Intel.
Para aperfeiçoar os procedimentos contábeis no município, a associação também propôs a criação de um calendário municipal contendo ações e eventos voltados à discusão sobre contabilidade e suas inovações. A classe defende a criação e o envolvimento de servidores e profissionais da área em palestras e seminários. Para isso e outras discussões, os contabilistas se colocaram à disposição da Prefeitura para dialogar sobre temas relevantes para a classe e a população do município.
O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as metas são reforçar o pacto federativo e estabelecer prioridade de ações conjuntas, entre Estados e Governo Federal, em 2010
Com as metas de implantar pelo menos um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em cada Município brasileiro e aprovar o Projeto de Lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, abriu o “Encontro MDS e Estados: Ações Prioritárias para 2010” nesta terça-feira (4/5), em Brasília. Estavam presentes 22 secretários estaduais de assistência social e quatro representantes de secretários, além de representantes de conselhos.
“Esse é um momento fundamental para ouvirmos e aprendermos. No final, devemos sair com mais trabalho e ânimo de construção coletiva. Temos ousadia em dizer que estamos enfrentando um passivo enorme de exclusão e sofrimento. A construção de uma agenda conjunta nos torna agentes públicos maiores. Essa é a nossa responsabilidade”, definiu a ministra na abertura do encontro.
Presentes também na mesa de abertura, o ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Eloi Ferreira de Araújo; o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Rogério Sottili; a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire; o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Antônio Roberto Lambertucci; o secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto; a presidente do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Estado da Assistência Social (Fonseas) e secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Pará, Eutália Barbosa Rodrigues; o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes.
O ministro Eloi Ferreira relatou que o Brasil ainda tem muito que avançar para superar a desigualdade social, mas que esse ano deve ser um ano de avan ços. O secretário-executivo Rogério Sottili falou que o sistema de assistência social é fundamental para que o direito humano se concretize e citou as agendas sociais. “Faremos em 2010 o ano em que os indicadores sociais terão dados significativos. Um ano para a história”.
A ministra Nilcéa Freire relatou que 25 Estados brasileiros possuem alguma estrutura de política federal voltada para as mulheres. “A rede de promoção da igualdade deve ser em todas as dimensões”, completou. O secretário-executivo Antônio Roberto Lambertucci diz termos muito a comemorar. “Atingimos no ano retrasado a meta de diminuir a pobreza extrema no Brasil. E agora, o país se comprometeu a acabar totalmente com a pobreza extrema até 2015”.
O secretário Olavo Noleto falou sobre a importância de estarem todos juntos. “O pacto é acreditarmos em aumentar a rede de proteção social, incluir brasileiros, discutir qual é o próximo passo e qual agenda a enfrentar. Estamos no mesmo compromisso com vocês”, fal ou aos secretários estaduais. Já a presidente do Fonseas, Eutália Barbosa Rodrigues, citou a importância da aprovação do Projeto de Lei do SUAS. “Acho isso a grande estratégia para esse ano”.
Ainda pela manhã, a ministra Márcia Lopes apresentou dados do MDS, como diretrizes, evolução orçamentária, população e repasse de cada Estado (conforme quadros abaixo), resultados, desafios e a proposta de agenda com os Estados. Disse que gostaria de estar em cada Estado brasileiro e quer que todos estejam aqui trazendo suas demandas.
O encontro, que tem o objetivo de estabelecer as prioridades de ações para 2010, reforçar a importância do pacto federativo e assegurar uma gestão eficiente dos programas, é organizado pelo MDS e Fonseas. A reunião prossegue até as 18 horas.
Números MDS
O orçamento do Ministério do Desenvolvimento Social de 2003 a 2010 foi de R$ 191 bilhões. Somente este ano é de R$ 38 bilhões em programas de assistência social, segurança alimentar, transferência de renda e inclusão produtiva. O Bolsa Família está presente em 12,5 milhões de lares e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) atende a 3,5 milhões de idosos e pessoas com deficiência. Também são destinados recursos para o funcionamento 5,3 mil Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os investimentos também envolvem o fortalecimento da agricultura familiar, a construção de equipamentos de segurança alimentar e a garantia do acesso a alimentos.
“O Pacto de Aprimoramento da Gestão – documento assinado por Estados e pelo Distrito Federal para aprimorar os programas sociais – já está em fase de conclusão”. A afirmação foi feita pela presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estados de Assistência Social (Fonseas), Eutália Barbosa Rodrigues, nesta terça-feira (4/5), em Brasília, durante evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Eutália Barbosa destacou que os secretários estaduais de Assistência Social realizaram um trabalho de revisão total do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo ela, nesse processo foram discutidos temas como capacitação dos profissionais da área, concurso público, plano de cargos e salários, entre outros. “Já estamos acertando uma agenda quem vem sendo construída em parceria para o fortalecimento do SUAS”, complementou a presidente do Fonseas. O chamado Pacto de Aprimoramento da Gestão dos Estados e do Distrito Federal é um compromisso que o setor assume para fortalecer o SUAS e iniciativas como o Bol sa Família e o Cadastro Único.
Asecretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Luziele Tapajós, destacouem sua apresentação aos secretários estaduais de Assistência Social presentes aoevento, que o ministério desenvolveuuma série de sistemas de produção de informação que apoiam e acompanham a gestão do SUAS e de outros sistemas. Ela ressaltou, no entanto, que alguns Estados encontram dificuldades em fazer este acompanhamento. “Há Estados que não conseguem prover uma infra-estrutura que garanta um sistema de acompanhamento de gestão que possa resultar em indicadores de produtos e de resultados, que é o que queremos na área do desenvolvimento social”, disse Luziele.
Quanto a essa questão, a secretária informou que o Ministério do Desenvolvimento Social está retomando uma ferramenta que possibilita a integração dos sistemas estaduais de informação com o sistema nacional de informação, o que deve resolver o problema.
Ronaldo Garcia, secretário de Articulação de Inclusão Produtiva do MDS, explicou o funcionamento da sua área e da importância das ações para promover a integração a fim de produzir resultados mais eficazes e sustentáveis aos seus beneficiários. “É importante termos uma Política Nacional de Inclusão Produtiva. Temos um conjunto de ações desconexas, que se resolveria com a criação de uma política”, destacou. Sua proposta é que as ações de inclusão produtiva do Governo Federal sejam articuladas entre diferentes órgãos e entidades federais e, principalmente, com os executivos estaduais e municipais.
O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, sugeriu duas tarefas para os gestores estaduais. Uma é fortalecer a rede de Segurança Alimentar e Nutricional com mais Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Bancos de Alimentos, Programação de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outras ações. A outra tarefa é criar as Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional nos Estados. “É nossa responsabilidade construir serviços públicos continuados de qualidade e seguir garantindo o direito humano à alimentação a toda população brasileira” diz Moreira.
O avanço na gestão estadual foi citado por Valéria Gonelli, secretária-adjunta de Assistência Social do Ministério, como um destaque nos últimos cinco anos na área. “Quanto mais evoluímos, mais precisamos realizar. Surgem novas prioridades e necessitamos de mais recursos. O Estado tem um papel fundamental na gestão das políticas sociais”, enfatizou Valéria.
O secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes, finalizou o encontro agradecendo a presença dos secretários estaduais. “Tanto a minha sala como a dos outros secretários estão de portas abertas para todos que quiserem falar com a gente. Estamos trabalhando para que a parceria com os Estados cresça”.
Emendas do senador César Borges (PR-BA) que ampliam o alcance do PAC do Cacau foram aprovadas hoje (04) no Senado, beneficiando cerca de 97,8% dos produtores com alteração na tabela de descontos – para compatibilizar a produção com a capacidade de pagamento – e incluindo 1.300 produtores que estavam fora do programa através da compra de débitos do PESA com recursos do Banco do Nordeste, com isto unificando as garantias. As emendas foram incluídas na PEC 472/2009 por acordo de César Borges com o relator Romero Jucá (PMDB-RR).
Como o Ministério da Fazenda não havia aceitado estes pontos, o senador adverte que as emendas ainda precisam ser garantidas. “Precisamos nos mobilizar para que o presidente Lula não vete estas conquistas”, afirmou. César Borges reclamou que o presidente Lula havia ordenado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, solucionar “de uma vez por todas” os problemas do cacau, mas a solução enviada ao Senado pelos assessores do ministro não atendeu ao esperado. Por isto Borges pediu o apoio do relator para alterar a proposta original.
O presidente da APC (Associação dos Produtores de Cacau), Henrique de Almeida, anunciou à noite apoio à solução encontrada pelo senador. De acordo com César Borges, as propostas que aprovou no Senado foram trazidas pelos produtores e pelo diretor geral da Ceplac, Jay Wallace, e teve também o respaldo do governo estadual, em carta que o próprio governador enviou ao ministro Guido Mantega. Por ter ouvido do próprio presidente Lula a insatisfação com as seguidas reclamações dos produtores, César Borges acredita que não haverá veto.
“Precisamos sensibilizar o presidente, mas pelo que sei, o presidente Lula está sensibilizado para a questão”, disse o senador. Além de beneficiar os produtores com contrato no PESA de pagarem a dívida com recursos do FNE, concentrando suas hipotecas no Banco do Nordeste, e da melhoria das tabelas de descontos, César Borges também conseguiu ampliar para 31 de outubro o prazo de renegociação dos produtores incluídos na dívida ativa, que venceria em 30 de junho. O prazo dos débitos vencidos do PESA também passam a alcançar 2010.
Além das emendas de César Borges, o Senado aprovou outros benefícios após acordo com o governo, em negociação do próprio senador e da Ceplac com o a Fazenda, como a prorrogação para 30 de abril de 2004 da renegociação dos contratos com crédito do FNE e Pronaf, beneficiando mais de 1.400 contratos. Também foi prorrogado para 30 de dezembro de 2010 o prazo de adesão ao PAC do Cacau. O Senado também aprovou outras medidas gerais, como a suspensão da dívida ativa até 30 de dezembro e perdão das dívidas agrícolas até R$ 10 mil.
Proposta de Fábio Souto visa a racionalizar uso de recursos não-renováveis
Uma importante proposta do deputado Fábio Souto (DEM/BA) pode ajudar os brasileiros a economizar dinheiro e o Brasil a preservar recursos naturais. Aprovado na última quinta-feira, 29/04, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 630/2007, de autoria do parlamentar, obriga empresas públicas e privadas de abastecimento ou distribuição de água, energia elétrica e gás a emitir, na fatura dos clientes, orientações sobre o uso racional desses recursos.
Segundo o deputado, o intuito é estimular o combate ao desperdício e a consequente conservação dos recursos não-renováveis que, cada vez mais, entram na iminência de escassez, sinalizando para uma catástrofe mundial. “A população precisa ser informada sobre como é obtida ou gerada a energia que abastece e move o mundo e deve saber que tudo isso, ao final, compromete o equilíbrio ambiental, com graves e deletérias conseqüências sobre a fauna e a flora e a vida humana. Precisamos adotar medidas mais incisivas para educar a população e atender a esse apelo ambiental tão importante para todos nós”, destaca Souto.
Pela proposta, as empresas deverão ainda divulgar endereços eletrônicos ou telefones para consultas sobre medidas de racionalização do consumo. Fábio Souto parabeniza a iniciativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) e da Companhia Energética de Brasília (CEB), que em seus sítios na internet fornecem as informações e orientações necessárias aos consumidores para adequar o uso dos recursos.
Além dos favores ao meio ambiente, o parlamentar ressalta que o bolso do contribuinte também será beneficiado com a matéria, já que a racionalização proporciona economia.
O PL 630/2007 segue agora para apreciação do Senado Federal.
Fonte: Rafael Walendorff / Ascom do deputado Fábio Souto