As vendas para o Dia das Crianças, realizadas na semana de 05 a 11 de outubro de 2010, cresceram 12,0%, na comparação com a mesma semana de 2009, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Dia das Crianças.
Também em elevação, as vendas efetuadas no final de semana da data (08 a 10 de outubro) cresceram 8,5%, quando comparadas com o final de semana que antecedeu a data em 2009 (09 a 11 de outubro).
São Paulo segue ritmo nacional
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia das Crianças cresceram 7,5%, na relação com a mesma semana de 2009. No final de semana, por sua vez, as vendas na capital paulista avançaram 11,9%, ante o final de semana equivalente do ano anterior.
Com o crescimento do emprego com carteira assinada (mais brasileiros receberão 13º salário), o varejo ofereceu, neste Dia das Crianças, promoções com parcelamentos a prazos mais longos. Nesta condição, o comércio também ponderou o aumento do endividamento, recorrendo a essa prática, que reduz o valor da prestação mensal. O resultado das vendas semanais (12%) superou a expectativa dos empresários brasileiros, apontada pela Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, que previa um crescimento de 10,3% sobre a mesma data de 2009.
Como termômetro para as vendas de Natal, este Dia das Crianças leva a crer que haverá um bom final do ano para o varejo, com significativo crescimento sobre 2009.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2010 e comparadas às consultas realizadas no período de 05 a 11 de outubro de 2009; e as do período de 08 a 10 de outubro de 2010, e comparadas às do período de 09 a 11 de outubro de 2009.
Fonte: Serasa Experian