“Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.” (Salmos 23.5)
Não é fácil estar diante de inimigos. Não é fácil lidar com pessoas que desejam que o pior nos aconteça. Davi enfrentou esse tipo de situação. Eventualmente todos nós podemos ter que enfrentar isso, mas ele enfrentou várias vezes. Mas Davi tinha o Senhor como seu pastor. Ele poderia enfrentar a oposição sem concentrar-se nela, pois aprendeu a não lidar sozinho com os inimigos. Ele procurava manter claro que o Senhor era seu pastor. Ao ver os inimigos, ele olhava para Deus, procurando confiar no cuidado e proteção do seu pastor. Todas as vezes que agiu assim, tudo terminou bem. Também não precisamos lidar sozinhos com nossos inimigos! Podemos deixar Deus se colocar entre nós e eles. Inimigos podem ser pessoas, mas também podem ser enfermidades, problemas, medos, preocupações. Cada inimigo traz consigo o seus desafios.
A fé cristã não nos ensina que devemos nos omitir. Confiar em Deus não é o mesmo que jamais tomar iniciativas, procurar saídas… A fé cristã não nos ensina a fugir de conversas difíceis ou de nos omitir diante de um problema. Por crermos em Deus, não significa também que teremos sabedoria para tudo, que não nos estressaremos, que não nos irritaremos, que jamais chegaremos ao limite de “dar um tapa na mesa”. Mas significa poderemos sempre contar com o auxilio e cuidado do nosso pastor. Que teremos a possibilidade de aprender a reagir melhor e até mesmo, de aprender a não reagir, optando por esperar por Deus, para que Ele aja e não nós. Pois às vezes Deus enfrenta nossos inimigos para nós! Às vezes não precisamos nos defender, pois Ele nos defende! Deus é o pastor que sempre cuida de suas ovelhas. Jamais haverá uma situação em que Ele nada poderá fazer.
Dizer essas coisas (sobre Deus nos ajudando a enfrentar inimigos), não significa que Ele será o porta voz de nossos ódios ou que Ele desconsiderará o outro com quem estamos em conflito para nos levar a vencer. Não é “Ele conosco contra eles!”. Nosso Deus é um Pastor justo. Ele sempre cuidará de nós, mas não corromperá a justiça. Por isso, tê-lo ao nosso lado deve nos fazer humildes e éticos. Por isso devemos ter cuidado com os inimigos que arrumamos, com os problemas que criamos. De modo que, ao lidar com a situação, Deus não precise lidar conosco como a causa do problema. Podemos nos sentir seguros, Ele cuida de nós. Mas devemos ser responsáveis, agindo da forma certa. Que aprendamos com Ele a lutar nossas lutas. Que aprendamos a esperar por Ele e descansar nele.