Guaratinga realiza controle de equistossomose

Guaratinga realiza controle de equistossomose

Com o objetivo de detectar e combater a Equistossomose, doença também conhecida como barriga-d’água, a Secretaria de Saúde de Guaratinga deu início ao PCE (Programa de Controle de Endemias) que realiza o mapeamento dos locais onde encontram-se os maiores focos da doença, orienta a melhor forma de combatê-la e trata os casos identificados.

Segundo a coordenadora do PCE, Nubélia Freitas, os povoados de Monte Alegre, Cajuíta, Buranhém e Barra Nova já receberam a visita da equipe da saúde, que segue um cronograma para alcançar toda zona rural do município.

“Os agentes de combate a endemias visitam cada residência orientando sobre a doença e entregando os coletores para levar o material a análise. Após o resultado a equipe de saúde retorna para realizar o tratamento dos possíveis casos positivos encontrados”, explicou a coordenadora.

O secretário de Saúde, Joscimar Ramos, ressaltou que a meta é conseguimos distribuir, coletar os recipientes e tratar todos os pacientes diagnosticados com a doença. “Nesse primeiro momento teremos um espelho para identificar a real situação do município, com o resultado em mãos iremos combater e chegar à extinção do problema” frisou o secretário.

SOBRE A DOENÇA

A esquistossomose é uma infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Na fase aguda, a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga-d’água) são outras manifestações possíveis.

O diagnóstico é feito via exames de fezes em três coletas, onde se verifica a presença de ovos do verme.

Evitar contato com água represada ou de enxurrada e usar roupas

adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada são medidas que podem prevenir a doença.


Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui