Na tarde desta quinta-feira (26), o Governo da Bahia, por meio do Grupo de Trabalho (GT) do Programa Bahia Sem Fogo, realizou mais uma reunião para discutir estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais da Bahia. Coordenadora das ações, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ao lado do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) sediou o encontro que contou com as presenças das pastas que fazem parte do GT.
Durante a reunião também foram analisados os avanços e desafios do Programa, além de serem discutidas medidas para aprimorar a proteção e segurança das equipes envolvidas no combate aos incêndios.
O secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins avaliou o encontro como positivo e elogiou o alinhamento entre as secretarias envolvidas no GT. “Essa é mais uma reunião que saímos com o sentimento de que as coisas têm funcionado como o grupo tem planejado. Sabemos que não é um trabalho fácil, mas cada uma das pastas envolvidas tem ocupado o espaço necessário para que as ações, principalmente de prevenção, sejam priorizadas. Vale destacar também o trabalho do Corpo de Bombeiros, eles fazem parte da linha de frente do combate aos incêndios e com toda experiência nas ações o mínimo sinal de foco de incêndio tem sido debelado”, disse o secretário.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Adson Marchesini, compartilhou a sua visão sobre o Programa Bahia Sem Fogo e a importância da reunião. Ele também destacou a “grandiosidade do Programa” e ressaltou que já está apresentando resultados significativos. Além disso, enfatizou que “as reuniões têm o propósito de compreender a situação atual e planejar estrategicamente as ações para o ano de 2024, visando melhorar ainda mais o combate aos incêndios em toda a região da Bahia”.
Ainda segundo o Coronel “existe a necessidade de aprimorar a capacidade de resposta, prevenção, fiscalização, controle e educação, buscando fortalecer as medidas adotadas. Essas ações são fundamentais para melhorar a eficiência do programa e garantir uma maior proteção ao meio ambiente e à população”.
O coordenador de acompanhamento de Políticas de Inclusão Sócio-Produtiva e Sustentabilidade da Casa Civil, José Augusto de Castro Tosato, que esteve presente na reunião, informou sobre os incêndios florestais e as estratégias para redução. “Fico muito atento sobre isso e estou bastante preocupado com os incêndios florestais no estado pela Bahia ser um destaque em termos de biodiversidade, em termos de variações de ecossistemas e biomas, e os incêndios florestais são uma das principais ameaças à integridade dessas áreas, principalmente as áreas florestais, então o Bahia Sem Fogo tem se aprofundado no monitoramento, tanto dos focos de incêndio, quanto principalmente das nossas ações, das ações do Estado da Bahia, através da Sema e Inema, do Corpo de Bombeiros e dos outros parceiros”, explica o coordenador.
A reunião representa um importante passo para fortalecer a atuação conjunta das instituições envolvidas e garantir a efetividade do programa Bahia Sem Fogo. Através do compartilhamento de conhecimentos e recursos, busca-se aprimorar as ações de prevenção e combate aos incêndios, preservando assim o meio ambiente e a segurança da população.