Grupos Culturais de Prado participarão do VII Encontro das Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia

Encenação da batalha entre Mouros e Cristãos em Prado. Foto: Edson Sirnandes

No início de agosto acontecerá o VII Encontro das Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia. O evento será realizado nos dias 2 e 3, no município de Saubara, na região do Recôncavo, a 97Km da capital baiana. Prado será representado pelos Mouros e Cristãos.

No primeiro encontro, realizado em 2013 pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, os membros participantes  encaminharam uma solicitação de reconhecimento das Cheganças e Marujadas como Patrimônio Cultural do Estado. Este encontro contou com a participação de oito grupos e ainda representações de universidades públicas, pesquisadores, representantes de órgãos do governo Municipais, Estadual e Federal.

Ano passado foi realizado um inventário dos grupos existentes na Bahia e os grupos de Prado foram incluídos. Devido a esta movimentação desde 2013, no último dia 11 de fevereiro, o Governo do Estado reconheceu as Cheganças, Marujadas, e Embaixadas  como Patrimônio Cultural do Estado da Bahia. Além de Prado, mais 3 municípios do Extremo Sul tiveram este reconhecimento: Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa.

A Prefeitura Municipal de Prado, entendendo a importância da presença neste momento histórico de reconhecimento destes grupos tradicionais do nosso município, disponibilizou um ônibus para cerca de 50 integrantes deste grupo cultural e mais alguns representantes da Marujada de São Benedito, que também foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado da Bahia.

Wander Noronha, secretário de Turismo, Esporte e Cultura, parabeniza os grupos, agradece a prefeita Mayra Brito pelo transporte e lanche dos grupos para esta viagem e sente não poder estar presente, devido às comemorações do Aniversário da cidade, que acontecerá concomitantemente ao evento, e completa que os grupos estarão muito bem representado pelo diretor de Cultura, Eujácio Muniz Barreiros.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui