O Grupo Carrefour Brasil está avançando com um projeto de fechamento de unidades deficitárias e acelerando as conversões de hipermercados em outras bandeiras da empresa, numa tentativa de melhorar seus resultados no país. Esse movimento levou o grupo a sair do segmento de hipermercados na Bahia, segundo fontes ouvidas pelo Valor.
Na Bahia, o grupo tem seis unidades, sendo três em Salvador e três no interior. Entre as seis, cinco devem fechar brevemente, nas próximas semanas. Apenas uma loja deve ser convertida para a bandeira Atacadão. Desde dezembro de 2022, já incluindo aquisições de negócios feitas (Makro e Big), a bandeira passou de 170 hipermercados para 143 em setembro. A maioria das mudanças teve relação com a troca de bandeira de hipermercado para outras marcas, como Atacadão.
Em termos de área de vendas, o recuo nos hipermercados foi de 144 mil metros quadrados, uma queda de 13,5%, equivalente a 17 campos de futebol em nove meses. “A operação com a bandeira Carrefour na Bahia não deu certo”, diz uma pessoa a par dos planos da empresa.
O motivo da empresa avançar com um projeto de fechamento de unidades deficitárias nos estados e acelerar as conversões de pontos de hipermercados em outras bandeiras da empresa foi a força de marcas regionais e o avanço do atacarejo no estado. O grupo Mateus do Maranhão, por exemplo, abriu sete unidades na Bahia em menos de dois anos.
A expectativa é sobre o destino das lojas, já que a área ocupada por alguns supermercados da rede é considerada das melhores de Salvador e da Bahia. É possível que o grupo converta os hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club.
Em contato com o BNews, a empresa negou o fechamento de todas as suas lojas na Bahia. “Conforme divulgado em 28 de novembro deste ano, o Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema. Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e também estão previstos alguns fechamentos pontuais”, disse a empresa.
Para completar, a empresa também afirmou seu compromisso com o público baiano. “Reafirmamos o compromisso da rede com o estado da Bahia, uma praça de extrema importância para nossos negócios, e que continuará contando com a presença do Grupo Carrefour Brasil com mais 40 lojas de diferentes formatos de Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras”, finalizou.
Nesse contexto, o futuro da loja Atacadão Carrefour em Eunápolis pode parecer incerto, mas as informações não citam especificamente a marca Atacadão.