Greve do INSS vai se intensificar em agosto, afirma sindicato

Greve do INSS vai se intensificar em agosto, afirma sindicato
Greve do INSS vai se intensificar em agosto, afirma sindicato. Foto: Marcello Casal Jr.

O Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência (Sinssp-BR) anunciou que a greve no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ainda não possui uma data definida para acabar e que deve se intensificar até o início de agosto. De acordo com a entidade, houve uma queda substancial na produtividade tanto nos serviços presenciais como nos semipresenciais ou remotos.

Segundo matéria do InfoMoney, a queda na produtividade do instituto já é significativa e o INSS, chegou a entrar com uma ação judicial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo que 85% das equipes retornassem ao trabalho. Para a entidade, a decisão da juíza do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, não fala em ilegalidade da greve, “ao contrário, ela julgou a greve como sendo legal, porém temos de manter 85% das unidades do INSS funcionando”. A decisão está sendo analisada pelo departamento jurídico do sindicato.

A média geral da força de trabalho, com o monitoramento operacional de benefícios (MOB) e manutenção, caiu em torno de 80,64%. Já o cumprimento das metas dos servidores, que em junho chegava a 88%, caiu para menos de 20% em julho. “O INSS perdeu cerca de 60% da força de trabalho a partir da greve”, informou o sindicato em nota. Os dados gerais mostram que um terço das agências de atendimento estão parcialmente ou totalmente fechadas e adesão de cerca de 40% dos servidores do teletrabalho.

O instituto, entretanto, afirma que os serviços não estão comprometidos por conta da paralisação dos servidores e informa ainda que, os cidadãos que queiram dar entrada em pedido de aposentadoria, pensão, salário-maternidade, benefício por incapacidade, entre outros, podem utilizar o Meu INSS, disponível para site e aplicativo. Ou, ainda, ligar para a Central 135 para fazer sua solicitação. Já em caso de afastamento do trabalho (auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem utilizar a ferramenta Atestmed, que substitui a perícia médica presencial por análise documental. “Inclusive, os segurados que estejam com perícia marcada dentro dessas condições (afastamento de até 180 dias) podem ligar para a Central 135 e solicitar a troca da perícia presencial por análise documental.

“Lembrado que, por determinação do STJ, 85% dos servidores precisam estar presencialmente. O quantitativo é por unidade/local de trabalho. A multa por descumprimento da decisão chega a R$ 500 mil diários.”

O que querem os servidores?

Entre as pautas dos servidores estão:

  • Exigência de nível superior para o ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social;
  • Atribuições exclusivas para os servidores que compõem a Carreira do Seguro Social;
  • Enquadramento como Carreira Típica de Estado ou “Estratégica Finalística/Transversal Estruturante”;
  • Reestruturação da tabela remuneratória de acordo a NT13 (com Adicional de Qualificação); e
  • abertura das Mesas Setoriais com prazo improrrogável (Defesa do teletrabalho, novas regras para o Bônus e pontuação).

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui