Governo quer presídios privados, presos trabalhando e pagando seus custos, diz colunista

Governo quer presídios privados, presos trabalhando e pagando seus custos, diz colunista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Conforme coluna de Carla Araújo, no UOL, o governo federal tem um projeto para privatizar presídios e fazer os presos trabalharem. Eles usariam parte do salário para pagar seus custos.

O texto publicado informa que, no Brasil, apenas um modelo de presídio já opera com a iniciativa privada – em Ribeirão das Neves (MG).

Dois novos empreendimentos pretendidos pelo governo são em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde terrenos já foram cedidos. As unidades serviriam de modelo para estender a ideia ao restante do país.

Em entrevista ao UOL, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PP) do Ministério da Economia, Martha Seillier, afirma que “Hoje é o pior dos mundos, e o modelo de parceria público privada (PPP) pode ajudar a inverter esse cenário”.

A iniciativa privada poderá ficar por 35 anos, com leilão esperado para o ano que vem.

“O trabalho é uma opção, mas o presidiário tem dois grandes incentivos para optar pelo trabalho. O primeiro é que reduz a pena. A cada três dias trabalhados é um dia a menos na prisão”, disse a secretária.

“O segundo é que ele recebe uma remuneração, que não pode ser menor que um salário mínimo. Com parte desse dinheiro, ele vai ajudar a manter o sistema, pagando por hospedagem e alimentação, por exemplo”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui