Governo prepara licitação para implementar perícia por telemedicina no INSS no 2º semestre

Governo prepara licitação para implementar perícia por telemedicina no INSS no 2º semestre
Governo prepara licitação para implementar perícia por telemedicina no INSS no 2º semestre. Foto: Governo federal

O governo federal prepara uma licitação para implementar a telemedicina em perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no segundo semestre, afirma o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo da Cunha.

A ideia é permitir que perícias em casos de solicitação de benefício por incapacidade (como auxílio-doença), por exemplo, possam ser feitas com uso da telemedicina, o que poderia ajudar a reduzir a fila –em abril, o estoque de perícias médicas solicitadas era de 1,054 milhão.

A implantação foi recomendada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) após os resultados positivos de um projeto-piloto de perícia médica por teleavaliação lançado no ano passado.
A perícia online enfrenta oposição de associações de peritos e do Conselho Federal de Medicina, que, no ano passado, editou uma resolução vedando que avaliações de capacidade trabalhista sejam feitas de forma remota.

Dados da Previdência indicam que a fila é mais concentrada em regiões mais carentes de Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A secretaria diz que o crescimento identificado nos últimos meses reflete o desequilíbrio entre o número de solicitações feitas –foram 518.579 em abril– e a quantidade de peritos para fazer a análise, além de instabilidades de sistemas.

Fonte: Bahia Noticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui