“O que o Governo da Bahia pode fazer por você hoje?”. Essa pergunta está logo no topo da nova plataforma do Governo do Estado, o BA.GOV.BR, lançada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (1), em evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Na ocasião, Jerônimo assinou decreto que institui o portal e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do Governo Estadual, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior. Também esteve presente Danilo Marasca Bertazzi, chefe da assessoria Especial de Cooperação Federativa em Gestão e Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
“O portal foi pensado para facilitar a vida do cidadão, e melhorar a experiência digital”, destacou o governador. A nova plataforma passou a abrigar todos os serviços oferecidos pelo SAC Digital, dentro dos padrões de máxima segurança e confiabilidade. Os usuários terão acesso aos serviços por meio de canais web, mobile (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de um aplicativo próprio (o aplicativo do SAC Digital já foi atualizado para a nova plataforma).
Com um total de 519 serviços públicos disponibilizados nessa primeira fase, a plataforma é experiência pioneira no estado, que oferece facilidade e comodidade ao cidadão. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e resolutiva, com opções variadas de acesso, atendendo, assim, a todos os públicos.
Como funciona – O BA.GOV.BR poderá ser acessado de qualquer dispositivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar, de forma segura e simples. Para ampliar e potencializar a experiência digital na resolução de demandas, agendamentos e outros atendimentos online, já está em andamento um plano de desenvolvimento de serviços. Com isso, entre cinco e 10 novos serviços serão adicionados por mês, até o final de 2024.
“É um canal único de prestação de serviço e notícias, com layout moderno e mais facilidade para a interação do cidadão. Vamos trabalhar para que, até 2026, todos os serviços públicos do Estado estejam na plataforma”, afirmou o secretário de Administração Edelvino Góes. Ele adiantou ainda que, já em novembro, o BA.GOV.BR disponibilizará novos serviços integrados da Sefaz e do Detran, incluindo a possibilidade de pagamento, via pix, do licenciamento de veículos, facilitando a vida de milhares de baianos.
Durante o lançamento, o governador ressaltou também que a plataforma garante estabilidade no atendimento, pois incorpora o que há de mais avançado na área de tecnologia voltada tanto para a governança digital quanto para o relacionamento direto com as pessoas. “Estamos impulsionando a transformação digital no setor público baiano e trabalhando no sentido de incentivar a superação dos desequilíbrios e desigualdades sociais”, disse Jerônimo.
A inovação já é uma marca do Governo do Estado, que registra números que impressionam. A Bahia é o único estado do Brasil que possui um terço de sua população cadastrada em plataforma de serviços públicos (o antigo SAC Digital). São 4,7 milhões de baianos já habilitados e acostumados a utilizar, de maneira totalmente digital, moderna e simples, o atendimento público estadual. A meta, agora, é alcançar metade da população até o final de 2024. Segundo o secretário estadual de Comunicação, André Curvelo, a expectativa é de que, com essa mudança, os acessos à plataforma cresçam 10% a cada seis meses.
O aplicativo também é o mais bem avaliado, na modalidade, com nota 4.7 nas lojas de app. Todas estas marcas são fruto do investimento do Governo do Estado na digitização de serviços públicos: só para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, foram injetados R$ 24 milhões no aprimoramento da tecnologia utilizada pelo antigo SAC Digital, sendo R$ 5 milhões somente em 2022.
A segunda fase da plataforma já está sendo desenvolvida para promover a modernização e padronização dos sites de secretarias e órgãos do Governo do Estado, que serão integrados com a plataforma principal do BA.GOV.BR. “O Governo da Bahia está digital. Mais do que melhorar a comunicação, essa é uma ação para melhorar a experiência do cidadão na busca por informações e serviços do Governo”, afirma Daniel Ribeiro, coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).
Jerônimo destacou que o acesso aos serviços na palma da mão da população evita gasto de tempo, deslocamento e até de impressão de papéis, mas o atendimento presencial permanece. “Facilitamos, mas os serviços presenciais vão ser continuados, pois sabemos que um percentual da população não tem acesso à tecnologia, seja pela qualidade do aparelho, conectividade ou outros fatores”.
Fonte: Bahia.ba