Itabuna: Wagner assina Ordem de Serviço para barragem do Rio Colônia

Da Redação*

O governador Jaques Wagner assina nesta terça-feira (8), no Centro de Cultura Adonias Filho, em cerimônia prevista para as 10h, a Ordem de Serviço de construção da barragem do Rio Colônia. A obra será executada em prazo máximo de 18 meses pela Construtora Andrade Galvão, a um custo estimado em R$ 70,9 milhões, e garante resolver o problema do abastecimento de água do município pelos próximos 50 anos.

A principal obra de saneamento do Governo do Estado vai regular o fluxo de água nos períodos de cheias do rio diminuindo riscos de alagamento e diluir a poluição do Rio Cachoeira. Além disso, vai praticamente dobrar a capacidade de captação e distribuição de água em Itabuna para até 1.500 litros por segundo.

A barragem do Rio Colônia vai alagar uma área 1.621 hectares nos municípios de Itapé e Itaju do Colônia e armazenar até 62 milhões 670 mil litros de água, equivalentes a 62..670 de metros cúbicos. A vazão será de 1.405 litros por segundo, segundo o projeto do governo baiano, que será executado com recursos do Governo Federal.

Atualmente, a água que abastece Itabuna é captada no Rio Almada, distrito de Rio do Braço, Ilhéus. Outra parte da cidade é suprida com água captada do Rio Cachoeira, por meio da estação de bombeamento em Nova Ferradas.

 

 

 

*Com informações do Radar Notícias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui