Em uma busca pelo seu nome ou pelo seu e-mail no Google, é possível encontrar rapidamente várias informações sobre você. Isso porque alguns sites reúnem dados de pessoas ou de empresas, muitas vezes sem autorização dos titulares.
Pensando nisso, o Google oferece desde 2022 um formulário em que usuários podem pedir para o buscador deixar de mostrar os seus dados pessoais (veja abaixo como usá-lo). Ele pode ser usado para remover informações como CPF, telefone, e-mail e endereço.
O mesmo formulário também serve para usuários prejudicados por itens na pesquisa que envolvam fotos e vídeos íntimos, imagens pornográficas falsas, pornografia relacionada ao seu nome, abuso infantil, imagens de pessoas com menos de 18 anos, entre outros.
Depois que você envia a solicitação, o Google analisa o pedido e decide se o conteúdo será removido ou não. A empresa diz que pode negar solicitações que limitem o acesso de terceiros a informações úteis ou que envolvam links de sites de governo ou de fontes oficiais, por exemplo.
“A remoção de conteúdo da Pesquisa Google não o removerá da Internet, e é por isso que você pode entrar em contato diretamente com o site de hospedagem, se estiver à vontade para fazê-lo”, explica a companhia.
Como pedir a exclusão de seus dados da busca
- Acesse o formulário criado pelo Google neste link;
- Escolha a opção “O conteúdo contém suas informações pessoais” e indique seu país de residência;
- Informe mais detalhes sobre o que está sendo exibido na busca;
- Insira seus dados de contato e mais informações sobre o conteúdo (links, termos de pesquisa, capturas de tela, entre outros);
- Clique em “Enviar“.
O que precisa ser incluído no pedido
Depois de indicar que pretende remover dados pessoais da busca, é preciso especificar que tipo de informação você quer tirar das buscas. O Google exibe estas opções:
- Endereço, número de telefone e/ou e-mail
- Números confidenciais de documentos de identidade oficiais, como CPF ou CNPJ, registro de residente ou número do RG
- Conta bancária ou número do cartão de crédito
- Imagens de uma assinatura manuscrita ou de um documento de identificação
- Registros altamente pessoais, restritos e oficiais, como históricos médicos
- Credenciais de login confidenciais
De acordo com a escolha, o Google apresenta uma nova etapa em que usuários devem informar seus dados de contato, incluindo nome, país e e-mail.
O Google também pede para usuários enviarem links de sites e de resultados de busca que exibem os dados pessoais – nos dois casos, é possível enviar até 1.000 URLs. Para facilitar o processamento do pedido, o buscador também solicita capturas de tela das páginas citadas nas listas.
A empresa pode perguntar ainda se a publicação dos dados tem relação com doxxing, o ato que se refere ao compartilhamento de informações pessoais com intenções maliciosas, de ameaça ou de assédio.
Fonte: G1