Gilberto Gil

Gilberto Gil

No dia 8 de abril de 2022, na ocasião do ritual de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), o poeta e compositor Gilberto Passos Gil Moraes (79), conhecido mundialmente como Gilberto Gim, que assume a cadeira 20, iniciou seu discurso citando seus próprios versos: “Se a noite inventa a escuridão/ a luz inventa o luar /o olho da vida inventa a visão /doce clarão sobre o mar” (Luar).

Enfatizando, deste modo, a crença na esperança, apesar de sinalizar que estamos inseridos “em tempos politicamente sombrios”.

Prossegue o poeta e novo imortal da ABL: “Contra a treva física e moral, que haja ao menos a chama de uma vela, até chegarmos a toda luz do luar.” Gilberto Gil já era consagrado e agora formalizado a imortalidade, que lhe era peculiar via a nossa Academia de porte nacional, recorre a poesia quando precisa de conforto em momentos de angústia, como os que vivemos, e talvez divida agora como imortal as alegrias apenas com as rimas poéticas. Tudo que sua mente criativa pode processar, tudo que seu coração consegue se encantar, pode ser alcançado na pior e na melhor das hipóteses através das beldades do mundo inanimado, quando comparou com uma vela, a indicar o caminho da esperança para o País.

Seu olhar belo em forma de olhar poético, grande na criatividade, secretamente reflexivos, mas, acima de tudo, belos por atingir todos nós com a esperança. Seu olhar, o tipo que evidencia a verdade que habita nas profundezas mais íntimas, brilha através de suas expressões, como a luz de um mundo mais puro e melhor.

O charme do discurso do novo imortal Gilberto Gil, transbordando poesia e sentimento de esperança, através da poesia, que já estava na memória do brasileiro com seu cancioneiro e presente na memória e no imaginário coletivo brasileiro. E, assim, entramos em contato com os sentimentos mais profundos e não há uma maneira certa para expressá-los . O mistério que cai sobre a beleza poética nunca é elevado além do alcance das formas de manifestação de seu discurso, até que seja considerada semelhante ao mistério mais profundo de almas sensíveis.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui