Gente que atrai o olhar de Deus

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”  (Salmos 34:18)

Devemos amar todas as pessoas. Esse é o mandamento que define nossa espiritualidade como seguidores de Jesus. Mas a verdade é que não gostamos de todo tipo de pessoa. Há certas pessoas que nos atraem e que temos prazer de estar perto. E outras que, ao contrário, queremos delas nos distanciar. Podemos dividir a vida, partilhar momentos com todas as pessoas e devemos ser capazes de fazer isso, mas há aquelas de quem a gente gosta de estar perto. Parece que o salmista, usando essa característica humana, está dizendo que Deus também lida melhor com certo tipo de pessoa. Ele afirma que pessoas que tem um coração quebrantado e pessoas cujo espírito está abatido chamam a atenção de Deus de maneira especial. É como se Deus não resistisse em aproximar-se.

Pessoas que têm o coração quebrantado são pessoas que tem mais clareza de suas fragilidades e percebem mais facilmente seus erros. Muito mais que os erros dos outros. Pessoas que tem o coração quebrantado são mais acessíveis. Não é um problema discordar delas ou lhes dizer que podem estar erradas. Elas sabem que são capazes de ações más, de pensamentos egoístas, de escolhas erradas… Elas sabem que são pecadoras. Elas sabem que são quem são, mas não se acomodam a isso: desejam ser melhores. O coração quebrantado as faz sensíveis ao outro e por isso, mais facilmente amáveis e bondosas.

O espírito abatido também atrai o olhar de Deus, diz o salmista. Normalmente não atrai muito o nosso olhar. Não valorizamos pessoas vulneráveis, que perdem o ânimo, que mais pensam em desistir que persistir. Não as entendemos ou temos paciência com seus motivos. Deus as conhece. Deus as entende. Deus é paciente e amoroso. Deus dedica atenção a elas e também tempo e esforço. Ele as aceita como filhos e filhas amadas e as ama até o fim. Pessoas abatidas, desanimadas, não são esquecidas por Deus. Ele está sempre pronto para salvá-las.

Precisamos aprender com esse jeito de Deus agir. Precisamos aprender a ser mais acolhedores e amáveis com pessoas abatidas e a valorizar mais as de coração quebrantado. Nesse mundo que incentiva e valoriza altivez dos prepotentes, Deus nos indica um outro caminho. Não apenas precisamos ver os abatidos e os de coração quebrantado com outros olhos, mas devemos também nos examinar para ver do que nos orgulhamos. Um coração quebrantado não é dispensável. E abater-se é sinal de saúde. Como estamos?

Crer em Deus e viver pela fé em Cristo sempre nos possibilitará aprendermos a ser mais humanos. A sermos as pessoas humanas, sensíveis, frágeis e amáveis que devemos ser como seres humanos. A nossa fé deve nos levar a ser pessoas mais humanas. Precisamos ser assim para vivermos profunda e significativamente a nossa fé. Podemos aprender com Deus a ser mais humanos. Que seu coração seja cada vez mais quebrantado. E que você saiba viver seus abatimentos. Eles fazem parte da vida. Podemos contar com o cuidado de Deus. Que possamos contar com o cuidado uns dos outros!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui