Generosidade

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. (Pv 11.24)

Reflita sobre o que este verso afirma. Você concorda? Eu concordo plenamente. Mesmo sendo o nosso mundo tremendamente afetado pelo mal, há uma caminho de graça possível porque Deus veio a nós. Há leis divinas interferindo em nosso mundo humano, graças a Deus. Foi por isso que Einstein disse que “nem tudo que pode ser contado, conta; e nem tudo que conta, pode ser contado”. Os aspectos mais preciosos da vida, como a paz de espírito, o sentimento de segurança, significado e satisfação, não podem ser garantidos por bens, posição ou poder. Dependem de algo além, mais precioso, interior, celestial. Quando vivemos segundo os princípios do Reino de Deus, os desfrutamos.

A generosidade é um princípio fundamental do Reino de Deus. Deus é generoso. Ele jamais nos trata com mesquinharia, sua graça é abundante e é plena a vida que nos dá. Onde o pecado abunda, superabunda a graça. Em seu amor nos perdoa a mais grave ofensa. Por que Deus é o Senhor da vida, a generosidade com nosso bens torna-se um caminho para nossa prosperidade, um fruto dela. O generoso não dá para receber, não é generoso para ser próspero. É próspero porque é generoso. O que possui, ele possui mesmo, e pode escolher inclusive doar. Ele é livre e pode alegrar-se em beneficiar outros com o que possui. O generoso é um tipo de gente adequada para Deus revelar Sua mão e oferecer dádivas.

O generoso dá não apenas o que deve, o que entender ser sua obrigação. Ele vai além. O mesquinho não consegue dar nem mesmo o que deveria, o que seria sua responsabilidade. Ele não é dono do que tem. É escravo. E cai na pobreza. Talvez na pior de todas as pobrezas: a pobreza de quem não consegue se satisfazer com o que possui. Pense no que você tem. Não importa se é muito ou pouco a seus olhos. Você precisa saber lidar com suas posses e para lidar de forma correta, deve ser generoso. Aprenda a ser dono do que possui por meio da generosidade, e honre a Deus com seus bens. É este o caminho da saúde emocional e financeira. Que jamais o seu dinheiro ou suas posses sejam seus mais preciosos bem. Escolha o jeito do Reino de Deus para viver a vida no Reino dos homens.

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui