Gastronomia

Gastronomia

Começando pela palavra, que tem a sua origem no grego e faz parte da união de duas outras palavras: gaster, que significa estômago e nómos, que significa “leis que governam”. Assim, a gastronomia é entendida, portanto, como as leis que governam o estômago.

A gastronomia estuda não apenas os vários modos de preparação do alimento, mas também as bebidas indicadas para cada refeição e os materiais utilizados na confecção dos pratos. O profissional que se especializa em gastronomia é chamado de gastrólogo ou “chefe gourmet”, em alguns casos.

Nos anos setenta e oitenta não existia esta febre que existe hoje em todo veículo de comunicação. Não tinha cozinha gourmet e programas como o de Ana Maria Braga, que todo dia apresenta uma receita diferente. Mas li um livro “A terceira onda”, não lembro o autor, que dizia que a primeira onda foi a terra, os proprietários de terra tinham o poder, as capitanias hereditárias, como o latifúndio “Garcia D’Avila”, depois a segunda com a industrialização tendo como marco o filme “Luzes da Ribalta” com Charles Chaplin, e a terceira foi a informática, criando o homem mais rico ” Bill Gates” e a gastronomia entra no fim da quarta que é o meio ambiente e início da quinta a holística, com o prazer de viver a vida integrado a natureza e seus ingredientes.

Hoje, a joia da coroa de toda a casa é a mesa da cozinha e existem restaurantes com estrelas gastronômicas como a Michelin, que um chefe de cozinha cometeu suicídio por medo de perder uma estrela., então nos grandes centros urbanos assistimos à agitação das cidades com restaurantes da alta gastronomia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui