No mês de homenagem às mulheres, o Coletivo das Artes Motirô apresenta na Galeria Motirô, no shopping PátioMix, de 10 de março a 02 de abril, a exposição “Sobre(vivências)”.
A exposição traz em seu cerne a ancestralidade negra, o afeto preto, o ato de denúncia da realidade, as lutas e conquistas de Eliza Metzker, como mulher negra no extremo sul baiano.
“Um corpo feminino negro dissidente refletindo sobre suas antigas prisões, sobre as rupturas de crenças limitantes, vivendo um renascimento em todos os sentidos e, consequentemente, sendo porta-voz de outros corpos e vozes na mesma situação, que produz arte independente e utiliza a poesia como refúgio, válvula de escape, grito e cura. Falar de suas escrevivências, como diz Conceição Evaristo, e se aprofundar nos detalhes de sua vida, fazem a escrita de Eliza Metzker alçar voos e alcançar tantas histórias outras que batem papo entre si”, informa o Coletivo sobre.
Eliza Metzker tem 23 anos, é poeta slammer, escritora e professora. Nascida e criada em Caravelas, desenvolve performances artísticas e textos autorais sobre o genocídio do povo preto, solidão da mulher negra, amor afrocentrado e lgbtqia+.
Em 2022, publicou seu livro “Sobre(vivências)”, nome que dá título à exposição, e reúne poesia e prosa poética que não seguem uma linearidade. Desabafos, vivências pessoais e coletivas, escrita que estanca o sangue que escorre dos corpos marginalizados.
A Live de abertura será pelo perfil no Instagram do Motirô, dia 10, às 19h30.