Galeria das Artes Motirô apresenta exposição fotográfica ‘Cosmovisão’ no PátioMix

Montagem: OSollo/Divulgação

O Coletivo das Artes Motirô, junto à fotógrafa Solange Nogueira e alguns patrocinadores promoverão a Exposição Fotográfica Cosmovisão no Shopping Pátio Mix, de 22 a 30 de setembro de 2019.

A abertura será neste domingo, 22, às 15 horas, trazendo diálogos interculturais por meio do povo Pataxó .

A exposição traz o recorte fotográfico de 2009, de uma visita ao Território Indígena de Cumuruxatiba, no Parque do Descobrimento, especificamente na aldeia Tibá, em que foram registrados aspectos das tradições e da cultura Pataxó.

Procurou-se capturar a relação do povo Pataxó com o território sagrado e a profunda gratidão e reverência à Mãe-terra.

Nas fotografias, pode-se observar as pinturas corporais, isto é, expressões da cultura e da arte em seus corpos e as performances nos momentos do Awê (dança pataxó).

Outras cenas focalizadas são as relações interpessoais entre os adultos e as crianças pataxós, estas sempre juntas dos mais velhos em todas as apresentações do Awê.

A Mostra Fotográfica busca a valorização das danças e dos rituais Pataxós junto à natureza, e a alegria e o prazer deste povo em pertencer ao território indígena.

Os pataxós das fotografias, em 2009, residiam todos na aldeia Tibá, localizados a 7 km da vila de Cumuruxatiba, vinculada ao município do Prado.

Durante o período de 10 anos, a maioria ainda habitam a Aldeia Tibá, alguns migraram para outras aldeias, pois os pataxós dizem gostar de ser nômades.

Outros dos fotografados habitam agora na Aldeia Pequi, a qual  possui 480 Pataxós. No distrito de Cumuruxatiba, são ao todo cinco aldeias pataxós residentes.

Aldeia Tibá das imagens é um espaço com áreas reflorestadas pelo povo Tibá, pelo Cacique José Fragoso com sua experiências em replantios da floresta e proteção das nascentes dessa parte da Mata Atlântica. Então, abriram uma pequena clareira, em formato circular,  com uma árvore ao centro, circulada por bancos de madeira.

Este espaço de Centro Cultural Indígena fica ao fundo de casas e da escola indígena, de ensino fundamental. Este é um lugar de convivências e dos rituais, que expressam amor pela natureza e pelo espaço e as fotografias reforçam essa memória através do tempo

Essas fotografias guardam memórias sagradas por meio de um olhar sensível que buscou respeitar e valorizar a terra, as culturas, as danças circulares, o canto e as expressões artísticas dos pataxós.

O legado que os pataxós deixam de suas experiências está presente na promoção de reflexões como: da importância de nossas conexões com a terra, com a flora e a fauna; da busca pela harmonia com o contexto.

Outra questão é sobre a origem desses saberes ancestrais que auxiliam a entender e viver melhor a vida. Assim, indaga-se: O que podemos aprender com os povos indígenas? – Como cada um de nós se vê e se percebe em conexão com a Mãe-terra? – Estamos conectados à natureza e ao cosmos de que forma? – Possuímos uma saúde integrada e consciente?

Pode-se refletir ainda, a partir desses registros, sobre  s  conhecimentos profundos e respeitosos dos pataxós com as vidas, apreendendo saberes ancestrais e caminhos de transcendência.

O projeto da visa abarcar resgate cultural, valorização aos povos indígenas, colaboração para a educação, incentivo às práticas ecológicas e promoção das artes em Teixeira de Freitas.

São 20 imagens escolhidas que estarão expostas nos tamanhos 60×90 na Galeria de Artes Motirô.

O Coletivo

O Coletivo das Artes “Motirô” – União de pessoas que plantam juntas para colher juntas. O coletivo tem o objetivo de fomentar a arte em Teixeira de Freitas e região através de ações conjuntas que evidenciem e valorizem nossa cultura desde 2017.

O Motirô possui Galeria de Artes no Shopping PátioMix em Teixeira de Freitas Bahia realizando várias exposições artísticas durante o ano. Apoiando assim todos os artistas plásticos, artes visuais, esculturitas e todas expresões artísticas. Para saber mais visite página no Facebook Coletivo das Artes Motirô e no Instagram  @motiroteixeira.

A Galeria fica ao lado da Cacau Show, no mesmo corredor da Le Biscuit.

Para saber mais e acompanhar os trabalhos de Solange Nogueira, siga-a nas redes sociais:

Página:  XS SOL STUDIUM FOTOGRÁFICO

Facebook – Solange Nogueira www.facebook.com/solange.nogueira.777

Páginas – Solange Psicoterapias Psicanalíticas, Holísticas e Integrativa

Linkedin – solange nogueira xs
Instagram – xssol.studium  – xsoppusartes – solangepsicoterapeuta
Youtube – xs solange nogueira
Twitter – Nsollnogueira
Email – sollnogueira@hotmail.com
WhatsApp: 73 9.9972-4815

Texto-base: Ascom

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui