Os nomes Gael, Miguel (meninos) e Alice (meninas) lideram o ranking dos mais escolhidos pelos pais para registrar os bebês nascidos em Teixeira de Freitas no ano de 2023. Os dados foram atualizados na segunda-feira, 18 de dezembro.
Gael e Miguel lideram no sexo masculino, ambos com 37 registros, seguidos por Arthur, Theo e Anthony. Alice lidera no feminino, com 31 registros. Logo abaixo aparecem Helena, Maria Alice, Laura e Cecilia.
Veja o levantamento feito pelo Jornal OSollo com os 50 nomes mais registrados em Teixeira de Freitas no fim desta matéria.
Gael é um nome que tem várias origens possíveis, mas todas elas remetem a alguma qualidade nobre ou admirável. Uma delas é o bretão, que significa “belo e generoso”. Outra é o hebraico, que significa “o que protege” ou “o protegido”. E ainda há o termo usado para se referir aos nativos da Irlanda, que são conhecidos pela sua cultura e história. Gael é um nome que expressa beleza, generosidade, proteção e identidade.
Miguel é um nome que vem do hebraico Mikhael, que significa “quem é como Deus?”. É uma forma de exaltar a grandeza e a soberania de Deus, que não tem igual. Miguel é um nome que revela fé, admiração, respeito e humildade. Na Bíblia, Miguel é o nome do arcanjo que lidera as forças celestiais contra o mal.
Alice é um nome que vem do germânico Adalheidis, que significa “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”. É um nome que reflete nobreza, elegância, distinção e honra. Alice é um nome que também está relacionado à ideia de verdade, pois deriva da mesma raiz que a palavra alemã “alles”, que significa “tudo”. Alice é um nome que mostra sinceridade, integridade, lealdade e confiança.
Gael repetiu a liderança dos últimos dois anos. Miguel já aparece logo em seguida desde o ano passado. Em 2022, o nome feminino mais registrado foi Helena.
Os dados completos estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, onde é possível verificar os nomes de todas as unidades da federação.
Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), a escolha por esses nomes ocorre em um momento em que uma nova lei (14.382, de 2022) permitiu a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em cartório, independentemente do motivo e sem necessidade de procedimento judicial.
Essa nova lei também permite que os pais, em consenso, alterem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro do nascimento.
Ranking dos 50 nomes mais registrados em Teixeira de Freitas em 2023