Fuzileiros Navais que limparam o óleo do mar doam sangue em Teixeira de Freitas

Fuzileiros Navais que limparam o óleo do mar doam sangue em Teixeira de Freitas. Fotos Ascom

Os Fuzileiros Navais da Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, que limparam a faixa litorânea de Caravelas a Cumuruxatiba, cumpriram a última missão do grupamento na região, em Teixeira de Freitas: doaram sangue no Hemoba. A ação foi uma forma de agradecimento pelo atendimento e acolhimento que receberam da equipe de Saúde Pública do município.  Eles ficaram na região de 16 de novembro a 05 de dezembro.
Ao todo, 42 fuzileiros participaram da doação. Em nome da equipe, o Capitão André Luiz agradeceu pessoalmente o secretário municipal de Saúde, Hebert Chagas, e o diretor do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Allan Jacqueson Barbosa Lobo. O agradecimento foi pelo apoio logístico, com transporte, e serviços de saúde, sobretudo, a oferta de Câmera Hiperbárica, importante para atender os mergulhadores no caso de uma compressão na medula. “Felizmente não precisamos fazer uso, mas a segurança de ter o tratamento à disposição foi fundamental” comemorou o capitão.

Entre os fuzileiros, 13 eram mergulhadores. Havia entre eles a equipe médica do Dr. Kênio Almeida Magalhães, que além dele, contava com três enfermeiros. Na região, mais do que realizar a limpeza, com a coleta de 1,5 tonelada de óleo – no trecho de 80 quilômetros de litoral, a corporação atendeu a população que teve contato com o material. Foram atendidas e medicadas, aproximadamente, 500 crianças e 30 pescadores voluntários na operação, conforme os fuzileiros contaram para o secretário e o diretor.

Eles disseram ainda, que, com a ajuda da população, ICM Bio e voluntários, mais de 95% do óleo que chegou à região foi retirado. “O que ficou está muito fragmentado, mas estamos satisfeitos porque tivemos um ótimo resultado”, explicou o capitão.

Ainda durante o encontro, o Capitão André Luiz falou sobre outras ações filantrópicas realizadas, como a doação de Natal para o Lar dos Idosos de Caravelas. “Onde a gente passa, deixa algo positivo”, exclamou André Luiz, em frente ao Hemoba.

A Doação

Com a doação de sangue dos 42 fuzileiros navais, até 168 vidas poderão ser salvas. Este abastecimento é importante, principalmente nesta época em que muitos turistas estão na região. Mesmo assim, o banco de sangue continua precisando da ação dos doadores voluntários. O Hemoba de Teixeira de Freitas abastece, além da população local, mais 13 municípios da região.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui