Fruto do espírito

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5.22-23)

Paulo fala de “obras da carne”, denunciando a desconexão produtiva de que nossa natureza humana é capaz. E fala de “fruto do Espírito”, chamando a atenção para a unidade geradora de vida que emana de Deus. Uma obra exige esforço, trabalho, empenho e aplicação de força. No caso do fruto, podemos até falar em esforço, trabalho ou empenho, mas sua natureza é tão diferente que essas palavras não parecem adequadas. Paulo está chamando a nossa atenção para a gigantesca diferença entre viver pelo esforço próprio, refém do nosso ego, e viver pela graça de Cristo, submissos a Deus.

A produção de um fruto evoca a manifestação da vida, envolve o ambiente adequado e a estação própria. E quanto mais essas coisas são respeitadas, melhor o fruto. Podemos “forçar” a produção e o amadurecimento de um fruto, mas ele jamais se comparará com o fruto da estação. Paulo está nos ensinando sobre a natureza das virtudes cristãs. Elas precisam resultar, não das condições artificiais da religiosidade, da pressão de leis que ameaçam punir ou prometem recompensas, mas do relacionamento amoroso com Deus e de Sua maravilhosa graça. Essas virtudes não tornam cristã a vida, elas resultam da vida cristã. Não dão direito à proximidade com Deus, resultam da proximidade com Deus.

As virtudes cristãs devem ser cultivadas, exigem tempo e amadurecimento. São a prova de que Deus está realizando uma boa obra em nós (Fl 1.6). Não se tratam de coisas exteriores, de fruto com casca bonita e interior azedo e muito menos de algo de plástico, que só serve para enfeitar, mas não contribui com a vida de ninguém. São manifestações da presença e influência do Espírito de Deus. O esforço que exigem é motivado pela gratidão, e não por interesses ou medos. O “fruto do Espírito” perfuma o ambiente, inspira o apetite pela vida e alimenta o faminto de amor, perdão e graça! Ser cristão é ser portador desse fruto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui