Fórum Regional debateu políticas de educação para o Sul da Bahia

Fórum Regional debateu políticas de educação para o Sul da Bahia
Fórum Regional debateu políticas de educação para o Sul da Bahia. Fotos Ascom

Profissionais ligados a educação nos municípios estiveram reunidos nesta terça-feira, 10, na Uesc, para debater sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a construção do Referencial Curricular no II Fórum Regional de Educação do Sul da Bahia. O resultado esperado é que os municípios possam estruturar toda sua política educacional de forma a garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes e cumprir o prazo legal até marco de 2020 para estarem com os seus currículos implementados.

Fórum Regional debateu políticas de educação para o Sul da Bahia
Presidente da Amurc, Aurelino Cunha. Foto: Alinne Meira

O Fórum foi é uma realização da Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio Litoral Sul (CDS-LS), em parceria com o Fórum Regional de Educação (Forsec), a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), a Uesc, 30 municípios da região, Instituto Arapyaú, Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação, Instituto Anísio Teixeira (IAT) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Cláudia Corrêa, a realização do fórum atendeu demandas dos próprios gestores regionais, porque a principal temática do momento é a implantação do BNCC. “O 1º impacto que queremos despertar nos profissionais de educação é o compromisso, e que os professores se apropriem e tenha conhecimento do que significa a importância da BNCC, porque através do conhecimento e da apropriação da mesma é que eles vão compreender e colocar na prática”.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Williams Panfile Brandão destacou que nos últimos dois anos está fazendo o itinerário em todos os territórios de identidade, desde a elaboração do currículo referencial Bahia, até o momento de formação. “O Estado está para estartar uma ação de formação de professores, gestores e coordenadores para essa implementação em agosto de 2020. E a Undime tem trazido o diálogo para as redes no sentido de implementação desses currículos”.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, Aurelino Cunha destacou a preocupação da Associação, que em parceria com a Uesc, vem promovendo o encontros desses municípios, através do Forsec, para melhorar ainda mais a educação na região. “O nosso objetivo é poder contribuir para a melhoria da educação em nossa região”.

Já o secretário executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga destacou a Câmara Técnica CDS-LS está vinculada a Rede Nacional de Colaboração, que foi possível a partir de uma parceria firmada com os institutos Natura e Arapyaú. “A educação precisa ser motivada, com o envolvimento dos pares, que são fundamentais para um melhor desempenho da educação regional”.

O evento ainda contou a presença do vice-reitor da Uesc, Elias Beltrão, o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana, a diretora do Núcleo Regional de Educação – NR5, Josefina Castro, a presidente do Forsec, Andréa Moraes, a diretora do Departamento de Educação da Uesc, Alba Lúcia, a representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento, a articuladora Conviva na Bahia e Assessora Institucional da Undime Bahia, Zuma Castro e a professora Cláudia Cristina, que é redatora e coordenadora estadual do Pro BNCC.

Encaminhamentos

No segundo momento do Fórum, foram realizadas 9 oficinas temáticas, sobre avaliação de professor, de aprendizagem e institucional, para estimular “os municípios se debruçarem sobre o estudo da BNCC, o estudo do currículo Bahia, e, a partir disso, iniciar a reelaboração do seu currículo municipal, a reelaboração dos projetos político-pedagógicos”, destacou o articulador local da Estratégia de Educação do Instituto Arapyaú, Manoel Santos.

O compromisso do Fórum, em conjunto com a CTE e o Forsec, é de poder continuar apoiando esses municípios nas discussões, com encontros intermediários ao longo do ano para debater essas questões e fazer encaminhamentos.

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