”Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” (Salmos 37.4)
Quem não conhece alguma historia ou mesmo uma piada sobre um gênio da lâmpada que alguém encontra e com isso ganha o direito a três pedidos? Interessante que são quase sempre três. Por que não quatro ou dois? Sabemos que gênios da lâmpada não existem. Mas cremos que Deus existe e que é todo poderoso. E também queremos o direito a pedidos, e bem mais que três! Alguns então procuram encontrar na Bíblia fórmulas espirituais que garantam o acesso ao poder de Deus para serem atendidos em seus pedidos. Há muitas por aí: “Ore com fé, tome posse!”, “Seja específico”, “Decrete”, e por aí vai.
Veja o verso de hoje! Uma mente ávida por fórmulas espirituais poderia entende-lo assim: deleite-se no Senhor e terá o que deseja! Mas seu significado é bem outro! O que o texto significa é que alcançaremos satisfação verdadeira quando nosso deleite, tudo que mais queremos, for Deus. Nas palavras do Grande Mandamento: quando amamos a Deus mais que tudo, encontramos a plena satisfação que tanto desejamos. Um pouco diferente, não? E é este o significado que se harmoniza com as verdades ensinadas por Jesus.
“Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra” (Jo 4.34). “Eu não possuo nada, nem mesmo um lugar para reclinar a cabeça” (Mt 8.20). “Pai, eu não quero beber esse cálice, mas as coisas não devem ser como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26.39). Jesus viveu nossa vida e veio nos trazer vida plena. A plenitude que nos ensinou tem a ver que nossa submissão e amor a Deus. “Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas” não é uma barganha. Se o Reino de Deus não estiver onde deve estar em nossa vida, nada mais nos bastará. Ainda que tenhamos a posse de tudo, não teremos o bastante! Por isso, não se contente com nada menos que o amor de Deus e Sua presença, pois esse contentamento seria apenas uma ilusão.