Força-tarefa de autoridades busca soluções para população em situação de rua na cidade

Força-tarefa de autoridades busca soluções para população em situação de rua na cidade
Força-tarefa de autoridades busca soluções para população em situação de rua na cidade. Foto: ASCOM

Uma importante reunião foi promovida na tarde desta terça-feira, 12, no Gabinete, contando com a participação de diversas autoridades municipais, para tratar da criação de um plano de ação de atendimento emergencial à população em situação de rua, que vem crescendo em todo o país após a pandemia, em Porto Seguro.

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro contou com a presença da secretária da pasta, Lívia Bittencourt; secretário de Mobilidade e Segurança, Valter Serpa; Major Lima Neto, da Polícia Militar; tenente Valdemar, do Corpo de Bombeiros; Dr. Euler Gonçalves, delegado-chefe da 1ª Delegacia Territorial; além de representantes da Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e da coordenação da Proteção Especial da Assistência Social.

De acordo com a secretária Lívia Bittencourt, a reunião foi um pontapé inicial na criação e implantação de uma comissão intersetorial que atue em políticas públicas municipais para essa grave situação das pessoas em situação de rua. “A partir daqui, vamos elaborar um plano de ação emergencial, com medidas que possam ser tomadas por todas as instâncias envolvidas, na tentativa de buscar soluções para esse problema”, afirmou a secretária.

A próxima etapa será buscar o diálogo com a Defensoria Pública, Ministério Públicos e empresários para apresentar o plano de ação que visa garantir o direito das pessoas em situação de rua e, na maioria das vezes, com dependência química, prestando atendimento social, de saúde e medidas para promover a ressocialização dos mesmos.

“Esse é um problema mundial, que envolve toda a sociedade. Precisamos trabalhar juntos, cada um fazendo sua parte, na tentativa de buscar saídas”, completou a secretária, explicando que a Assistência Social já oferece serviços no Centro-Pop e que irá inaugurar uma Casa de Acolhimento para essa população, além de ter intensificado as abordagens e estar oferecendo o retorno dessas pessoas para as cidades de origem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui