Força-tarefa apreende 1,3 tonelada de maconha em três dias no Estado

Mais 770 quilos de maconha foram apreendidos em desdobramento da investigação responsável pela apreensão de mais de meia tonelada da droga e a prisão de cinco pessoas no último final de semana. No total, em três dias, força-tarefa composta pelas polícias Militar e Civil, além do Ministério Público Estadual (MPE), apreendeu uma 1,3 tonelada de droga, que está avaliada em mais de R$ 1 milhão.

Na segunda etapa da operação, realizada na manhã de quarta-feira, 20, cerca de 770 quilos de maconha prensada, uma certa quantidade de crack e cocaína, um revólver calibre 38 e duas espingardas foram apreendidos em uma fazenda na área rural de Conceição do Jacuípe, resultado da “Operação Jhaga” deflagrada na madrugada de sábado, dia 16, pelo Ministério Público estadual, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco).

Também na quarta-feira foram presos Juarez Lino dos Santos, de 48 anos, e Leandro Nabor da Silva, de 28 anos, identificado como um dos foragidos do cerco policial realizado no último sábado. A droga e os criminosos foram apresentados esta tarde em coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), da qual participaram o promotor de Justiça que coordena o Gaeco, Ariomar Figueiredo, o diretor do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), Jorge Figueiredo Junior, o major da PM Wildon e o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Oliveira Paixão.

A operação contou com o apoio das Polícias Civil e Militar, com a coordenação da SSP. Também foram apreendidos um veículo Prisma e uma motocicleta Yamaha. “Gostaria de agradecer o empenho das Polícias Civil e Militar, e em especial da população, que muitas vezes fica refém do tráfico de drogas, e, mesmo assim, contribui com o trabalho de investigação por meio das denúncias anônimas”, destacou o coordenador do Gaeco, Ariomar Figueiredo. De acordo com o diretor do Denarc, Jorge Figueiredo, “esta operação é resultado dos desdobramentos que surgiram a partir de denúncias feitas ao MP”. No total, já foram presos seis integrantes da quadrilha e apreendido um adolescente de 17 anos.

Meia tonelada de maconha prensada

No sábado, 16, a força-tarefa capturou cinco pessoas que dirigiam uma van transportando 677 tabletes de maconha prensada, pesando cerca de 538 quilos, próximo ao município de Simões Filho. Os detidos são Jefferson de Araújo Barbosa, 25 anos, Lucas Pereira de Araújo, 28 anos, Thiago Elias Medeiros da Silva, 25 anos, e Judson Alex de Jesus dos Reis, 20 anos. Também foi apreendido junto com os criminosos um adolescente de 17 anos. Um sexto integrante conseguiu escapar do cerco policial realizado na madrugada de sábado, dia 16.

O promotor de Justiça Ariomar Figueiredo informou que o trabalho de investigação do MP teve início a partir de denúncias anônimas. “Assim que recebemos as denúncias, fizemos uma triagem numa investigação conjunta com a Polícia Civil. Tivemos êxito na operação que é positiva para a sociedade em geral, já que muitas pessoas deixarão de cometer outros delitos relacionados ao tráfico de drogas, como a prática de homicídio, furtos e roubos”, destacou ele, acompanhado dos promotores de Justiça do Gaeco, Gervásio Lopes e Marcos Pontes.

Segundo o diretor do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), Jorge Figueiredo Junior, a droga seria distribuída em Salvador, mas ainda não há informações dos locais exatos da venda.

Ascom/MP-BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui