Foi lançada a 9ª edição dos Jogos Pataxó em Porto Seguro

Na quarta-feira (15) houve o lançamento da 9ª edição dos Jogos Pataxó de Porto Seguro. O evento ocorreu na Reserva da Jaqueira, os jogos estão previstos para acontecerem entre os dias 19 a 22 de abril.

No entanto, nesta edição, não contará apenas com a Reserva da Jaqueira, “nós temos 20 aldeias que vão participar dos jogos, nessa edição, e mais os convidados de outras etnias que vem participar, esperamos em torno de mil índios participando dos jogos diretamente nas competições”, explicou Rod Pereira, um dos coordenadores do evento.

Karkaju Pataxó, que também coordena os jogos, explicou que “os jogos têm duas características muito diferentes daquilo que se propõe fazer em relação aos eventos que a gente tem na região. Primeiro, [é] um evento indígena, e toda a preocupação nossa é atender à comunidade indígena. Segundo, a diferença que nós trazemos para cá, é agregar a comunidade não indígena. Assim, a gente tem feito um projeto pensando em aproximar a comunidade indígena da não indígena daqui da região e dos visitantes”. Entre os visitantes, o mais conhecido deles é o ator Jayme Periard, que atua como o padrinho dos jogos, devida a relação duradoura de amizade com a comunidade Pataxó: “São meus amigos há muitos anos, a amizade começou no Rio de Janeiro, inclusive, com Karkuju”, disse o ator da Rede Record que na ocasião participou de rituais religiosos.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, o secretário de Comunicação Cezar Aguiar disse que “é muito importante que a prefeitura esteja participando de um evento cultural como esse; sobretudo quando se trata dos jogos indígenas, realizados na aldeia Pataxó, que é uma aldeia que representa a nossa região. E é importante a prefeitura fazer isso para resgatar toda a cultura dos povos indígenas, e faça isso para resgatar a cultura da região”, destacou o secretário.

Entre as atividades desportivas estão os tradicionais arco e flecha; canoagem; zarabatana; luta corporal; cabo de força; arremesso de lança, entre outras modalidades.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui