Filhos da misericórdia

“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? Aquele que teve misericórdia dele, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: Vá e faça o mesmo.” (Lucas 10.36-37)

Certa vez eu e Angela estávamos viajando com um casal amigo e em determinada cidade tivemos que comprar bilhetes para irmos de trem do aeroporto ao nosso hotel. Eu e meu amigo estávamos numa fila com muitas pessoas, enquanto nossas esposas aguardavam. Havia muitos orientais na fila e todos muito bem vestidos. Elas então começaram a brincar: “Olha, os filhos do dono da Sony! E ali os filhos do dono da Toyota!” E então chegaram em nós. Meio amarrotados da viagem e vestidos em nossa “riqueza”: “E ali estão os filhos de Deus!” Brincadeiras a parte poderíamos dizer que a simplicidade e a humildade são marcas dos filhos de Deus. O que, certamente, envolve muito mais que apenas a aparência e as roupas. Envolve muitas outras marcas!

Marcas como a misericórdia e a compaixão. Os filhos de Deus são misericordiosos e compassivos. Eles aprendem isso diariamente com o Pai celestial. O texto de hoje vem de um dos momentos mais marcantes do ensino de Jesus, numa conversa que teve com um perito da Lei. Diante do dever de amar o próximo, o homem, tentando justificar-se, indagou sobre quem seria seu “próximo”. Então Jesus lhe contou a parábola do samaritano e, ao terminar, mostrou que o sentido do mandamento é “ame o outro como um próximo” e não “ame o outro se ele lhe for próximo”. E tomando como exemplo a atitude do samaritano disse: vá e faça o mesmo.

Quem são os filhos de Deus? Amanhã teremos muitos cultos na cidade, afinal, é domingo. Alguns estão acontecendo hoje para os sabáticos. Os templos estarão cheios de pessoas que cantarão sobre Deus, amor, céu… Alguns vão ensinar na Escola Bíblica e haverá pregações. Mas, e depois quando terminar o domingo, o que os filhos de Deus farão? Onde estarão? Como serão reconhecidos? O Reino de Deus não está nos templos e jamais estará. Exige mais que cultos ou missas. Ele se manifesta quando pecadores perdoados agem com amor. Agem como Deus.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui