Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda: tema é uma referência à diversidade local

Festival Gastronômico Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda: tema é uma referência à diversidade local. Foto: Ascom

Com o lema “Gastronomia que une pessoas e culturas”, de 13 a 30 de novembro o paraíso turístico sediará a 3ª edição do seu Festival Gastronômico local.

Cozinha Fusion é o tema do 3º Festival Esquina do Mundo em Arraial d’Ajuda, Vila do município de Porto Seguro, local da “Descoberta” do Brasil. A cozinha de fusão refere-se a um movimento culinário baseado na mistura de técnicas e ingredientes de diferentes culturas gastronômicas, formando pratos únicos. Em Arraial d’Ajuda a escolha do tema vai além de um norteamento para um evento gastronômico: ele conversa diretamente com a natureza e cultura do local.

Por muito tempo Arraial manteve-se relativamente isolado; o difícil acesso e a economia basicamente pesqueira e extrativista mantiveram suas belas praias, falésias, e natureza, recônditos. A partir da década de 70 a região é mais uma vez “descoberta”, mas por jovens, hippies e até estrangeiros em busca de uma nova vida em um cenário paradisíaco. Logo tornou-se comum nas ruas de Arraial ouvir sotaques de todas as partes do Brasil e também de fora dele, não só pela atividade turística, mas pela presença de moradores advindos de toda parte. A alcunha de Esquina do Mundo nasce dessa mistura, que logo se reflete na gastronomia.

Assim nasceu o Festival Esquina do Mundo, que entre os dias 13 e 30 de novembro celebra sua 3ª edição. Na primeira foram homenageadas culinárias de todo o mundo. Na 2ª, a influência portuguesa. Este ano, 2021, o tema é Cozinha Fusion, um movimento que, assim como Arraial, é marcado pela diversidade e harmonia entre diferentes culturas. Num contexto de Festival Gastronômico, é uma oportunidade para chefs e estabelecimentos da localidade mostrarem toda a sua técnica e criatividade através das categorias do Festival: prato principal, lanches, petiscos, sobremesas e sorvetes.

O Festival é uma realização da Abrasel, associação brasileira de bares e restaurantes que, este ano, criou a regional “Costa do Descobrimento”, presidida pelo empresário do setor Alex di Pasquale, também de Arraial d’Ajuda. A chegada oficial da instituição na localidade, segundo o empresário, “chega para desenvolver e reforçar a cultura do associativismo, fortalecendo a entidade e consequentemente, os empreendimentos do setor”. Alex completa: “gostaria de agradecer a Abrasel seccional da Bahia, na pessoa do presidente executivo Luís Henrique Amaral, no apoio na constituição da nossa regional”.

Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel, comentou o aspecto multicultural do evento: “A gastronomia é uma das melhores maneiras de reforçar a cultura de uma região e eventos como o Esquina do Mundo unem o que há de melhor na gastronomia local com as culturas de outros lugares.” Paulo também elogiou a condução regional da instituição: “Mesmo com pouco tempo de existência, a Abrasel na Costa do Descobrimento (BA), presidida pelo empresário Alex Di Pasquale, que realiza um belo trabalho, tem atuado para fortalecer cada vez mais o setor e levado culturas diferentes à mesa do consumidor”, encerra.

A menos de um mês do início do Festival, os preparativos estão a todo vapor. Ao participar, os estabelecimentos têm acesso a um pacote de benefícios que incluem também formações. No próximo dia 26 será ofertada pelo SENAC, correalizador do evento, uma oficina de Técnicas de Vendas e Atendimentos, por exemplo. O Esquina do Mundo 2021 conta também com a correalização da Prefeitura de Porto Seguro através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do SEBRAE. A cervejaria Baden Baden é apoiadora do evento, e o patrocínio é com o Sicoob e a EGG – Escola de Gestão em Negócios de Gastronomia.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui