Festejos juninos: a magia do São João em Caraíva

Festejos juninos: a magia do São João em Caraíva
Fotos: Ascom

O tradicional São João de Caraíva encantou mais de 3.500 pessoas, entre moradores e turistas, com uma festa cheia de identidade, onde os valores culturais, os costumes, a gastronomia típica, aliados à beleza natural e à decoração colorida, compuseram cenário de noites lindas.

Foram dois dias, 23 e 24, em clima junino, como distrito ornamentado com lindas bandeirolas chita feitas pelos próprios moradores, fogueira, comida típica em 18 barraquinhas que, além das gostosuras servidas, tiveram teor social, pois foram montadas por sete entidades filantrópicas, entre grupos de desportistas que desenvolvem projetos na comunidade e outras voltadas à causa ambiental, além da escola local, arrecadando recursos para essas ações.

TRADIÇÃO E FORRÓ

A apresentação das quadrilhas, compostas por alunos da Escola Municipal de Caraíva, dos moradores e dos indígenas pataxós da Aldeia Xandó, ascendeu a magia dessa tradição, com dança folclórica, casamento jeca e muita alegria nas coreografias totalmente lúdicas.

Entre as atrações, estavam o contagiante som do grupo de samba Caraivana, desta vez, mandando ver na versão junina; trio local de forró pé de serra Os 3 da Vila e o forró do sanfoneiro Chiquinho Alves e Isa Pegado.

Na segunda noite, Cacimba Barrenta, Triângulo Caraíva e Ester Fraga, animaram os forrozeiros.

PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE

Pensando numa festa com princípios ecologicamente corretos, houve uma movimentação de gestão de resíduos para entender o que se gerou de lixo, que está sendo contabilizado e terá destinação adequada, contando comum caminhão exclusivo para recolher esses resíduos.

A iniciativa teve organização da Associação de Nativos de Caraíva (Anac), Conselho Comunitário de Caraíva e um grupo de festeiros, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, comércio e população local, Heineken, Awe Réveillon e Vida Lira, que se empenharam para uma festa inesquecível.

“É uma festa de tradição e cultura local que movimenta a vila atraindo visitantes da redondeza e turistas inclusive de outros estados. A vila fica linda, produzimos tudo com muito carinho, e é gratificante ver as pessoas felizes se divertindo, brincando, dançando o autenticado pé de serra junino num cenário tipo de novela, verdadeiramente, genuína”, destaca a representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Turístico e empresária Local, Tatiana Paixão, agradecendo a comunidade e apoio da gestão municipal, frisando que a Festa de São João de Caraíva é pensada para ser do tamanho que é, como todo seu charme, de um pequeno vilarejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui