Festas juninas fortalecem a tradição e a economia da cidade de Ilhéus

alt

O município de Ilhéus consolidou seu calendário junino e entrou para o circuito dos grandes eventos musicais e turísticos do Nordeste. O Ilhéus Forró, realizado durante o período de 02 de junho a 02 de julho, apresentou diversas e grandes atrações, além de atrair milhares de visitantes para a cidade. A programação da festividade aconteceu no centro, em bairros, distritos e vilas. No último sábado, o ciclo foi encerrado na estância turística de Olivença.

Nas comunidades de bairros e distritos, o evento resgatou a tradição junina e valorizou a confraternização em família. Localidades como Salobrinho e Teotônio VIlela, entre outros, também receberam os eventos como muita paz, alegria e animação ao som de atrações regionais.

alt

Nos dias 26 a 28 de junho, o largo da Praça da Catedral de São Sebastião no Centro, foi palco para o ponto alto dos festejos juninos, com grandes apresentações. Jorge e Mateus, Daniel Vieira, Torres da Lapa, Forrozão, Daniel Almeida e Cacau com Leite agitaram o público presente. No dia 28, no mesmo local, data de aniversário de Ilhéus, a cidade foi presenteada com um memorável show de Elba Ramalho.

De acordo com Josenaldo Cerqueira, secretário municipal de Turismo e Esporte (Setur), as festas populares, a exemplo das juninas, aumentam a quantidade de turistas e fortalecem a economia local. “Bares, restaurantes, hotéis, pequenos comerciantes e outras atividades ligadas diretamente e indiretamente ao Turismo, se beneficiam com essas movimentações na cidade. Isso é importante para todo o trade turístico”, avaliou.

alt

Para Cerqueira, as apresentações nas comunidades também foram importantes para consolidação do Ilhéus Forró. “Além do ponto alto da festa, na área central da cidade, com atrações de reconhecimento nacional, as atividades nos bairros, como Olivença, Vilela, Lagoa Encantada e outras localidades, foram importantes para o resgate da tradição junina em Ilhéus. Citou também o Projeto Estação Rio do Braço, integrante do nosso mapa estratégico de turismo, “que abrilhantou a nossa programação”, destacou.

Josenaldo reforçou também a importância das parcerias para a realização dos eventos. “As parcerias fortalecem as ações coletivas. Mesmo com a perda de arrecadação do município, conseguimos captar recursos para realizar uma grande festa. Parceiros como a Bahiatursa, Convention Bureau e Atil foram importantes para o êxito do Ilhéus Forró”, concluiu.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui