*Pedro Ivo Rodrigues
Maiquinique – A Festa do Vaqueiro de Maiquinique (BA) foi realizada no dia 21/11, no Parque de Exposições, que ficou lotado por espectadores do município e de outras regiões, que foram
assistir as corridas e disputas com cavalos. O evento faz parte da tradição da cidade há aproximadamente 30 anos e é uma das maiores festividades do tipo da Bahia.
Integrante da comissão da Festa do Vaqueiro, Charles Moreira diz que pretende criar uma escolinha para pessoas carentes que desejam participar de acontecimentos como esse. “O nosso objetivo é treinar essas pessoas para uma festa como esta. É o que posso fazer por minha cidade e pelos meus conterrâneos. Para se ter uma idéia, nem mesmo o nosso São João chega a ter a importância que tem a Festa do Vaqueiro”, afirmou Charles, ressaltando o apoio da prefeitura. “O prefeito tem tido muito empenho em nos prestar todo o auxílio possível. Eu viajo a diversas regiões para fazer a divulgação do evento. Também recebemos um subsídio para que possamos pagar as premiações aos vencedores das provas. A festa custa cerca de R$120.000,00 e os prêmios ficam por R$22.000,00.
Temos ainda a contratação de bandas que aqui se apresentam”, explicou Moreira.
O organizador agradeceu a participação da imprensa. “Eu me orgulho de poder participar da Festa do Vaqueiro e de constatar a presença maciça de um público tão diversificado, oriundo de vários municípios.
Também quero agradecer a cobertura do jornal O Sollo, que prestigiou o evento e está ajudando mais ainda.