Feira de Saúde e Cidadania atende seis mil pessoas em Teixeira de Freitas

A Feira de Saúde e Cidadania montada no município oferece diversos serviços, até domingo (19), para mais de seis mil pessoas da região extremo sul. Fotos: Wesley Morau/OSollo

Neste sábado (18) pela manhã, Equilieni Pacheco, moradora de Teixeira de Freitas, acordou e foi para a feira. Hábito comum em muitos lugares. Engana-se, no entanto, quem pensa que se trata de uma feira tradicional, com frutas e verduras. Organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e com ações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Feira de Saúde e Cidadania montada no município oferece diversos serviços, até domingo (19), para mais de seis mil pessoas da região extremo sul.

Ainda na área da Saúde, são realizados exames oftalmológicos em crianças e idosos

A estrutura localizada no bairro Monte Castelo, na Praça Zata, conta com estandes e unidades móveis de diversos órgãos estaduais e disponibiliza ações como orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação nutricional. Equiliene, agente comunitária de saúde, foi ao evento para uma consulta com o ginecologista. “É muito mais prático e ainda não preciso enfrentar as filas do SUS”, afirmou.

Ainda na área da Saúde, são realizados exames oftalmológicos em crianças e idosos. Uma vez identificada a necessidade, os pequenos ganham óculos, enquanto os mais experientes passam pelo rastreamento para cirurgia de catarata. Cuidados com a saúde bucal também integram o rol de ações, a exemplo de extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese. O cirurgião dentista Raphael Ramos assegura que o “caminhão, com dez cadeiras e atendimento simultâneo, está equipado com o maquinário presente em qualquer consultório”.

Cidadania

Quem está com pendências no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou necessita tirar o documento de identidade tem, na Feira, a oportunidade de resolver o problema sem precisar se deslocar para mais longe. É o caso da estudante Janine Almeida, que veio para fazer a segunda via do RG, segundo ela, “pela proximidade e por ser de graça”.

2ª via de RG, dentre outros documentos são feitos na hora

Também na feira, foram realizadas atividades culturais para adultos e crianças, que ainda tiveram um espaço reservado para a beleza e uma divertida brinquedoteca. “A realização dessas feiras é uma estratégia do Governo do Estado de trazer para o interior o maior número de serviços de saúde e sociais para atender diversos municípios das várias regiões”, esclarece Jassicon Queiroz, superintendente de Atendimento Integral à Saúde da Sesab.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui