Feira de Santana enaltece cultura regional na 1ª Semana do Folclore do Mercado de Arte Popular

Realizado pela Associação dos Artesões do Mercado de Arte Popular (Artmap) o evento terá início no dia do Folclore (22) e seguirá até o fim da semana, 27 e 28 de agosto, com atividades tradicionais da raiz sertaneja, a exemplo a bata do feijão, que abrirá o evento e o tradicional Festival dos Violeiros, no dia 27, que este ano será uma atração da semana festiva do MAP.

Após a reforma estrutural do mercado, acontece uma revitalização daquele espaço, e a Semana do Folclore é mais uma ação para fortalecer essa ideia. “Nós montamos uma comissão de cultura no mercado, convidamos produtores culturais, artistas e educadores, com o objetivo de trazer ideais para contribuir com os eventos que estamos realizando, e o primeiro fruto foi a agenda de eventos para a semana do folclore”, informou Ronildo Carlos, presidente da Artmap.

A programação do evento foi escolhida com objetivo de resgatar tradições da cultura feirense, fazendo um resgate de marcos da vivencia do povo sertanejo. “Isso é uma resistência não deixar essa parte da cultura e da história de Feira morrer. Uma das intenções da ArtMap é regatar essas raízes, pois muita gente nem sabe dessas tradições e trazê-las de formas lúdicas como o teatro e a música”, disse Val Conceição auxiliar administrativo da Artemap.

Outro ponto importante foi a inclusão de comunidades e escolas na grade atrações, pois assim a nova e as antigas gerações podem trocar experiências e vivências. “Um detalhe interessante é que estamos envolvendo as escolas, por exemplo, vamos ter cantiga de roda da escola Maria Rita de Oliveira, samba de roda da Escola Rosa Esperidião, apresentação folclórica do Dispensário Santana e também a apresentação teatral da APAE”, concluiu Ronildo.

Folha do Estado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui